sábado, 22 de maio de 2021

CTB suspende mandato de Júlio Guterres como secretário-geral da CTB


No último dia 17 de maio a Direção Nacional da CTB (Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), conforme documento assinado pelo seu Secretário Geral, Wagner Gomes, resolveu suspender o mandato do Secretário-Geral da CTB no Maranhão, Júlio Guterres.

No passado, Júlio foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos (Sindmetal), depois mudou de categoria e migrou para o Sindicato dos Professores da Rede Pública Estadual e Municipal, o Sinproesemma, aonde chegou a exercer o cargo de Tesoureiro desta entidade por vários anos.

Júlio Guterres é Assessor Especial do Governo do Estado do Maranhão, mas também secretário-geral da CTB, cargos incompatíveis, situação esta que é vedada pelos estatutos da própria Central, a qual ele faz parte, pois há aí um gritante conflito de interesses, já que a CTB representa vários sindicatos do segmento dos trabalhadores do serviço público estadual e municipal.

Segundo o teor do documento acima citado, a Direção Nacional da CTB, argumenta que “o Sr. JULIO CESAR REGO GUTERRES “não pode servir a dois senhores, “representando, simultaneamente, o Governo do Estado e as entidades sindicais com as quais ele negocia.”

Diante desses fatos, a Direção Nacional da CTB, “com o objetivo de disciplinares situações como essas”, lançou mão do Artigo 29, inciso V, do seu estatuto, que veda a aceitação de cargos em governos por parte de seus dirigentes no exercício do mandato, suspendendo assim o senhor Júlio Guterres de suas funções como Secretário Geral da CTB/MA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário