sexta-feira, 5 de março de 2021

Secma lança edital para auxílio emergencial da cultura


 A Secretaria de Estado de Cultura (Secma), lançou na última quarta-feira (3),, como anunciado pelo governador do Maranhão, Flávio Dino, na coletiva desta manhã, um edital para beneficiar os artistas que mais uma vez são os principais alvos das medidas restritivas adotada pelo Governo do Maranhão.

O edital, que será executado pela Secretaria de Estado da Cultura (SECMA), deverá ter suas inscrições iniciadas no dia 10 de março.

O edital premiará 1.000 produções artísticas inéditas, em vídeos com duração de 30 a 45 minutos, nas mais diversas modalidades artísticas: Artes cênicas (Circo, Dança, Teatro), Literatura (Leitura Dramática de textos, poesias, contos, cordel, entre outros), Artes Visuais (escultura, gravura, artesanato, fotografia, vídeo, entre outros) e Música (Autoral, Barzinho, Deejay, Grupos, Bandas, entre outros). Cada inscrito poderá enviar 01 (um) vídeo e, caso habilitado, receberá o valor de R$ 1.500,00 pela produção.

Os interessados poderão se inscrever como Pessoa Física ou Pessoa Jurídica. Ao todo, o Governo do Maranhão investirá R$ 1,5 mi (um milhão e meio de reais) no edital, recurso oriundo do tesouro estadual. Não poderão se inscrever no Conexão Cultural integrantes da Comissão Setorial de Licitação (CSL), da Comissão de Credenciamento Artístico e Cultural, da Comissão de Seleção, do Conselho Estadual de Cultura do Maranhão (CONSECMA); titulares de cargos efetivos, comissionados, empregados temporários e terceirizados da SECMA; integrantes da Comissão de Seleção, bem como cônjuges, parentes consanguíneos ou afins até 3º grau das pessoas nestas condições. É vetada ainda a participação de pessoa, empresa ou entidade que esteja suspensa para licitar e contratar com a administração pública estadual ou que for declarada inidônea para licitar e contratar com a administração pública federal, estadual ou municipal. Quem participou dos editais anteriores poderá participar desta nova edição.

Para o secretário de Cultura do Maranhão, Anderson Lindoso, a quarta edição do Conexão Cultural chega em um momento delicado, onde a reincidência do Coronavírus é iminente nos estados brasileiros, inclusive no Maranhão.

“Algumas medidas pontuais para barrar o crescimento dos casos voltaram a ser tomadas, incluindo o cancelamento de eventos. Nossa preocupação em ajudar a classe artística neste momento fez com que lançássemos mais um Conexão Cultural, como parte das medidas adotadas pelo governador Flávio Dino, para dar suporte aos maranhenses” afirmou o secretário, que chama a atenção ainda para a união da classe artística, como forma de pressionar o Governo Federal para ampliação dos prazos de execução dos projetos e prestações de contas da Lei Aldir Blanc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário