terça-feira, 2 de março de 2021

Iphan Lança campanha para divulgar bens culturais


 “Conectando Patrimônios: redes de artes e sabores”. Esse é o tema da campanha lançada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional- IPHAN, criada para divulgar bens culturais produzidos por comunidades detentoras de todo o Brasil.

A campanha tem o objetivo de dar visibilidade para bens registrados como patrimônio cultural brasileiro e, a cada semana, é realizada em um estado. No Maranhão, deu-se início no dia 18 deste mês.

Dentre os detentores dos bens culturais imateriais do Maranhão, estão registrados o Tambor de Crioula e o Complexo Cultural do Bumba meu boi, além da Roda de Capoeira e do Oficio e Mestres da Capoeira.

A campanha lançada pelo Iphan conta com um site que reúne os contatos de coletivos detentores de saberes e fazeres da cultura tradicional brasileira. Segue o link: (http://portal.iphan.gov.br/conectapatrimonios).

Através desse site, podem ser adquiridos instrumentos musicais, artesanatos, alimentos, indumentárias, CDs/DVDs, performances, oficinas e aulas online. Quem se interessar em algum desses produtos, deve entrar na página de cada grupo e adquirir os artigos diretamente com os detentores.

É interessante informar que o Iphan não realiza vendas, apenas dá espaço às atividades realizadas pelos detentores, pois as compras e vendas são de responsabilidades destes.

Os artistas interessados em fazer parte da campanha “Conectando Patrimônios: redes de artes e sabores” podem entrar em contato com a superintendência do Iphan no Maranhão para obter detalhes de como aderir à ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário