quinta-feira, 18 de março de 2021

Bacabeira adere a consórcio nacional de municípios para compra de vacinas




Com a sanção da lei pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que permite aos estados e municípios a compra de vacinas contra a Covid-19, o município de Bacabeira já manifestou interesse no Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar). Essa semana, o Projeto de Lei 003/2021, assinado pela prefeita Fernanda Gonçalo (PMN), foi aprovado pela Câmara Municipal no último dia 15 de março.

O Conectar soma mais de 2.425 cidades que manifestaram interesse em adquirir os imunizantes para quase 150 milhões de brasileiros. A população do município resulta em um pouco mais de 17 mil habitantes.

A Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que lidera o consórcio de vacinas, argumenta que há pouco investimento na Saúde por parte do governo federal. A organização levanta que, entre 2002 a 2019, houve redução da participação da União na Saúde, de 52% para 42%, um aumento dos estados, de 22% para 26%, e um crescimento ainda maior dos municípios, de 25% para 31%.

Na avaliação da Frente, as aquisições pelo Conectar são necessidades “diante desse contexto tão complexo e dramático”, em que é cotidianamente observado “o sofrimento dos cidadãos”, obrigando “prefeitas e prefeitos a tomarem atitudes pró-ativas”, como diz uma nota divulgada pela FNP.


Nenhum comentário:

Postar um comentário