segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Boi Proteção de São João realiza gravação de live para documentário

 


O Bumba meu Boi Proteção de São João, através da Secretaria de Cultura do Maranhão SECMA Lei Emergêncal de Cultura Aldir Blanc, vai realizou no dia 20/12/20 uma gravação com os integrantes da brincadeira do sotaque da Baixada para registro do Documentário "Passo a Passo do Meu Bumba Boi" que irá  mostrar o processo criativo e de construção da brincadeira, além de mostrar a encenação do Auto do Bumba Boi, encenação característica das festividades juninas. O grupo que é da comunidade do Anjo da Guarda, tem grande influência cultural na comunidade. O grupo possui um CD gravado de 15 faixas, com toadas do saudoso seu domingos que nos deixou nesse ano de 2020.


Sob a proteção dos Santos Juninos, o grupo cumpre todos os anos uma agenda intensa de apresentações por todo o Maranhão, a exemplo dos municípios de Cajari, Monção, Vitória do Mearim, São Luís, São José de Ribamar, Pindaré Mirim e Santa Inês. 


O batalhão também realiza um trabalho social na comunidade do Anjo da Guarda, com oficinas de Bordados de missangas e canutilhos, confecções de indumentárias, costuras, oficinas de toques e dança. 


*HISTÓRIA DO GRUPO*


A brincadeira originou-se de uma promessa feita pela Srª Doroteia Duarte Santos, mãe de Ivaldo Duarte dos Santos,(apelido) Domingos Santos, que aos 03 anos de idade ficou muito doente e sua mãe fez a promessa para São João que se seu filho ficasse curado iria brincar Bumba meu Boi enquanto vida tiver. O grupo foi criado em Santa Inês sob a responsabilidade de seu pai Raimundo Eugenio Santos em 1947 e no ano de 1985 foi transferido para São Luis, passando a ficar sob a responsabilidade do Sr° Ivaldo Duarte Santos (apelido Domingos Santos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário