sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Candidato a prefeito de Bacabeira não tem nem o voto dele mesmo



 O sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aponta que o ex-prefeito José Venâncio Correa Filho – o Venancinho (DEM), candidato à Prefeitura de Bacabeira nas eleições deste ano, está com o título de eleitor suspenso.



A consulta foi feita pelo blog na manhã da última terça-feira (15), dois dias após a convenção do DEM confirmar os nomes de Venancinho e Tchabal como candidatos a prefeito e vice no município. O motivo da suspensão não é informado no site.

A informação foi confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), por meio de uma certidão, mas o órgão não esclarece detalhes sobre a suspensão. O blog apurou que um dos motivos pode ter sido devido ao prazo para regularização do título, que foi perdido, em decorrência de condenação pela justiça estadual prolatada no período de recadastramento biométrico, razão pela qual o ex-prefeito bacabeirense teve seus direitos cassados.


A suspensão traz várias consequências na vida política do candidato a prefeito do DEM em Bacabeira impedindo até mesmo de registrar candidatura e concorrer às eleições. Esse é apenas um dos fatos que comprovam a inelegibilidade de Venancinho. O outro é a confirmação do nome do ex-prefeito na lista dos ‘fichas sujas’ que o TCE deverá encaminhar à justiça eleitoral, mas esse é um assunto para a próxima matéria.


IMPUGNAÇÃO E SUBSTITUIÇÃO

Como advogado, Venancinho sabe que não poderia ser candidato, pois sabe que assim que registrar a candidatura, pode ser impugnada pelo Ministério Público Eleitoral. O objetivo dele, entretanto, era apenas recompor o grupo ou o que restou dele. Sem poder concorrer no pleito de 15 de novembro, o ex-prefeito prepara um plano: ser substituído por outro nome. Ele tem algumas opções como do ex-prefeito Alan Linhares (PCdoB), do irmão Werbeth Pinheiro –  o Pinheirinho e do próprio filho, Vinicius. Por sinal, o herdeiro do candidato democrata, inclusive, andou curtindo o último feriado com o candidato a vice na chapa do pai, dando sinais de que pode mesmo ser a opção número 1.


Nenhum comentário:

Postar um comentário