quarta-feira, 26 de agosto de 2020

“Me sinto vitoriosa”, diz primeira prefeita mulher de Bacabeira sobre luta por igualdade de direitos


No Dia Internacional da Igualdade Feminina, a prefeita de Bacabeira, Fernanda Gonçalo (PMN), pré-candidata à reeleição, destacou a importância da data, comemorada no dia 26 de agosto, em todo o mundo.

Em entrevista ao blog, Fernanda que fez história após ter sido a primeira mulher a ser eleita prefeita para comandar a cidade ao longo destes 25 anos de emancipação, destacou que houve avanços e conquistas em favor das mulheres, mas afirmou que ainda há muito a alcançar na efetivação de direitos na política.

“Ao longo da história podemos perceber o avanço que conquistamos, que vai do voto aos espaços que antes eram ocupados apenas por homens. Em Bacabeira, por exemplo, me sinto uma vitoriosa por ter sido a primeira mulher a ser eleita prefeita para comandar a cidade. Essa data é um marco representativo da luta das mulheres e apesar dos avanços e conquistas, mas ainda há muito a alcançar na efetivação de direitos”, afirmou.


Como chefe do executivo bacabeirense, Fernanda Gonçalo, dedicou atenção especial à luta pelos direitos das mulheres, buscando ampliar não apenas o debate sobre a questão, como também garantindo a efetivação dos direitos assegurados à mulher.


Foi em sua gestão que o município ganhou seu primeiro hospital-maternidade que atende pacientes e mães 24 horas por dia. Fernanda também realizou o sonho de muitas mulheres com o programa Nossa Casa, que beneficia dezenas de famílias com a construção de habitações.

Fernanda também ampliou as ações em defesa dos direitos da mulher, com diversas campanhas de prevenção a violência realizadas, por meio da Secretaria Municipal da Mulher. Nesse período, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, também desenvolveu ações focadas principalmente na prevenção e saúde do público feminino.

Outra importante conquista alcançou comerciantes autônomas (os) da comunidade – Alto Satuba, em Peri de Cima com novos quiosques construídos e entregues pela Prefeitura. Além disso, focou na qualidade de vida das mulheres com deficiência ou mobilidade reduzida realizando doação para compra e manutenção de próteses e cadeiras de rodas.

“As conquistas alcançadas são inegáveis, mas ainda há muito a ser feito para que haja, de fato e de direito, igualdade de oportunidades dentro de nossa sociedade. Essa luta sempre terá minha atenção e meu apoio”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário