domingo, 22 de dezembro de 2019

Prefeito Edivaldo inicia obra de drenagem profunda na região do Santa Bárbara

O prefeito Edivaldo Holanda Junior deu início nesta sexta-feira (20) às obras de urbanização na região do Santa Bárbara, atendendo a uma demanda histórica da área e que vai impactar de forma positiva na vida de mais de 50 mil pessoas que residem na área e de outras milhares que trafegam pelas vias que receberão serviço. A obra consiste na implantação de 12 km de uma complexa rede de drenagem profunda, 12 km de pavimentação e 20 km de drenagem superficial. Um trabalho que vai promover não só a melhoria da infraestrutura como a integração entre os bairros e o desenvolvimento urbano, social e econômico de toda a região, além de facilitar o acesso a serviços como transporte, ensino público, segurança, saúde, e outros. O início dos serviços, que faz parte do conjunto de dezenas de frentes de trabalho do programa São Luís em Obras, em andamento por toda a cidade, foi acompanhada pelo prefeito Edivaldo.
“É mais uma obra histórica que estamos realizando em São Luís, um clamor que a população desta região há muitas décadas fazia. Com a rede de drenagem que estamos implantando, além de resolver, de forma definitiva, o problema de alagamento no Santa Bárbara, vamos também implantar asfaltamento nas vias, promovendo a urbanização, melhorando a mobilidade e a qualidade de vida das pessoas, como temos feito em muitos outros pontos da cidade com o programa São Luís em Obras. Como gestor público municipal, sou grato por ter a oportunidade de dar início a esta obra que ficará marcada na história da cidade e principalmente na vida dos moradores”, disse o prefeito Edivaldo, que, ao lado da primeira-dama Camila Holanda, e do vice-prefeito, Julio Pinheiro, assinou a Ordem de Serviço para a execução imediata do trabalho. Também acompanharam o prefeito secretários municipais e vereadores. 
O vice-prefeito Julio Pinheiro também destacou a importância da obra. “Esta é uma obra transformadora. Diante de dias tão difíceis para todos, é muito gratificante participar de uma gestão que tem transformado a vida de tantas pessoas. Estamos hoje atendendo a uma demanda histórica da região e mais uma vez deixando a marca da gestão do prefeito Edivaldo na vida de milhares de pessoas”, reforçou o vice-prefeito.
O trabalho vai contemplar vias importantes do bairro como as avenidas São Jerônimo, da Saudade, Tibiri, José Sarney e Santiago; e as ruas Militar, Brasília, Projetada, do Horto e São Raimundo, impactando diretamente a vida de mais de 50 mil pessoas que vivem na área.

Além de resolver os problemas de alagamento na região com a implantação de uma complexa rede de drenagem, a obra vai integrar o Santa Bárbara à Cidade Operária e criar uma via de ligação entre a Rua São Jerônimo e a Rua da Secretaria, por onde foram iniciados os trabalhos. “É uma obra estrutural que, por determinação do prefeito Edivaldo, será executada com a maior celeridade possível. São serviços que vão melhorar significativamente a qualidade de vida dos moradores da região que engloba diversos bairros”, enfatizou o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo.
Os serviços começaram também na Rua Militar, onde moradores já imaginam a nova realidade. “Moro desde que nasci aqui e esperamos demais por esta obra. Aqui é difícil até prestar um socorro, pois o Samu tem dificuldades de chegar, principalmente durante o período chuvoso. Transporte também é complicado, pois as ruas chegam a ser intrafegáveis. Vai melhorar tudo no nosso dia a dia. É uma obra que com certeza vai mudar para melhor a nossa realidade”, destacou Viviane dos Santos, de 26 anos, que desde que nasceu mora próximo à Rua Militar. 
Por ausência de rede de drenagem, são recorrentes os transtornos para os moradores ou para quem trafega na região do Santa Bárbara, tendo que enfrentar muita lama durante a estação chuvosa e a poeira na época da estiagem. A obra vai mudar a rotina dos moradores, melhorando a mobilidade na região. “A gente fica muito preocupado quando chega o período da chuva. Fica difícil de levar os meninos na escola porque a água chega a dar no joelho. Aqui tem muito morador e na Ruan da Secretaria, por exemplo, fica difícil demais de andar”, disse Yara Sodré, de 25 anos, moradora e representante da Vila Apaco.
“Hoje é um dia muito especial para mim. Sempre pedimos por essa obra e graças a Deus o prefeito está atendendo o nosso pedido. A gente vê que é um trabalho sério, sinal de que a gente ainda pode confiar nos nossos governantes”, agradece a professora aposentada, Maria José Barbosa, moradora do Santa Bárbara há mais de 60 anos. 
MAIS INVESTIMENTOS
Com o programa São Luís em Obras, a gestão do prefeito Edivaldo retorna à área que já recebeu outros investimentos do poder público municipal, a exemplo do conjunto de obras de drenagem profunda executadas pela Prefeitura de São Luís na região, contemplando mais de 12 bairros próximos, entre eles o próprio Santa Bárbara, e mais Apaco, Vila Janaína, Vila Vitória, São Raimundo, Residencial 12 de Outubro, Residencial Cruzeiro e outros. 
Também na área pode-se citar os serviços de pavimentação na Cidade Operária, Vila Magril, Vila Vitória, Pontal da Ilha, São Raimundo, Vila Cascavel, Vila Cotia, Residencial 12 de Outubro e Jardim São Raimundo; além da construção de imóveis do Residencial São Jerônimo, no Santa Bárbara, por meio do programa federal Minha Casa, Minha Vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário