segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Filiados invadem sede do PT para pedir apuração de urnas das eleições internas



Manifestantes afirmam que Comissão Eleitoral se nega a cumprir orientação da Executiva Nacional_



Exigindo a conclusão do processo de apuração do PED 2019, que terminou às 17h00 desse domingo (08), filiados acabam de invadir o prédio do Diretório Estadual do PT no Maranhão, para exigir a conclusão da apuração das 25 urnas. A contagem dos votos começou logo depois do encerramento da votação, mas por volta de 01h30 da manhã, as urnas foram lacradas por conta da diferença entre o número de assinaturas e a quantidade de votos em duas urnas em duas em um dos colégios eleitorais.

Na manhã desta segunda-feira (09), o ofício da Secretaria Nacional de Organização do PT número 204/2019, em resposta ao questionamento adequado no processo de apuração, em casos de divergência entre o número de assinaturas e a quantidade de votos na urna, orientou a COE a fazer uso do que preceitua o art. 19 do Regulamento das Eleições Internas.

“A apuração deve ser concluída, sendo lançado em ata todos os eventos e divergências ocorridas, inclusive os relatórios fiscais”, diz trecho do oficio. 

No entanto, ciente da derrota em vários municípios, incluindo São Luís, seguindo orientação do quase ex-presidente Augusto Lobato, do deputado estadual Zé Inácio, do suplente Henrique e do candidato à presidência do diretório municipal – Kleber Gomes, a COE se nega a dar continuidade ao processo de apuração.

COMO TUDO COMEÇOU -

Dos 8.055 filiados em São Luís, apenas 1.531 eleitores, ou seja, 19% compareceram as urnas para exercerem o direito ao voto, nos três colégios eleitorais, nos bairros Radional, São Cristóvão e Centro da capital maranhense.

Findado o processo, as chapas concorrentes deliberaram que a apuração começaria pelo menor colégio eleitoral, no caso o Centro de Ensino Estado Rio Grande do Norte, no bairro da Radional, onde existiam apenas seis urnas. Na escola houve um total de 272 votos, dos quais a Chapa de Gleice Hoffmann, embora seja a mesma de ambos os candidatos que disputam a presidência do Diretório Municipal, só obteve 131 votos, Kleber Gomes(149 votos) e Honorato Fernandes(100 votos).

Durante a apuração da primeira urna no bairro da Radional, o qual foi escolhido para beneficiar Kleber Gomes, que reside três ruas da escola, a primeira urna apresentou 55 assinaturas, mas só havia 52 cédulas preenchidas e uma em branco igual a original, mas sem assinatura. Diante do impasse, em comum acordo, os representantes das duas chapas decidiram pela apuração da urna e registro do incidente em ata, para posterior deliberação.

Iniciado a apuração das oito urnas sediadas na Unidade de Ensino Básico Antônio Vieira, no bairro do São Cristóvão, onde houve um total de 502 votantes, teve início o calvário de Kleber Verde, Zé Inácio, Lobato e Cia Ltda. O resultado da primeira urna evidenciou o que vinha pela frente, pois dos 75 votos, 53 votaram em Gleice Hoffmann, 56 para Honorato Fernandes e 13 para Kleber Verde, além de 54 para a chapa municipal de Honorato Fernandes e 03 para a chapa municipal de Kleber Gomes.

Diante do resultado, sem motivo que embasasse tal pedido, Kleber Gomes pleiteou a impugnação da urna, sem êxito. Dando continuidade ao processo de apuração, a segunda urna no bairro do São Cristóvão não foi apurada, pois na ficha de frequência havia uma assinatura a menos do que o número de cédula, mesmo o local tendo sido indicado com um X pelo mesário ao filiado, que não assinou.

O incidente acirrou os ânimos, e por conta do candidato Kleber Verde não ter concordado com a contagem, decidiu-se deixar a urna separada para ulterior deliberação. Entretanto, o mesmo episódio ocorreu na terceira urna daquela escola.  

Pelo adiantando da hora, o processo de apuração foi parado, a fim que a Executiva Nacional orientasse como proceder em caso de divergência. Vale ressaltar que, procedimento similar foi registrado na primeira urna do bairro Radional, considerado reduto eleitoral do candidato Kleber Verde, mas por entender que o PED precisa ser visto de forma ampla, os representantes da outra chapa concordaram com a apuração e registro do ocorrido em ata.

Até o momento, ainda não se tem uma posição como será concluído o PED 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário