quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Vereador Marquinhos destaca redução das tarifas de energia elétrica



SÃO LUÍS: O vereador Antônio Marcos Silva, o Marquinhos (DEM), destacou nesta quarta-feira (21/08), em pronunciamento na Câmara Municipal de São Luís, que foi decidida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a redução da tarifa de energia, em torno de -3,82% para os clientes do Maranhão. 

Segundo ele, este assunto era recorrente no plenário da Casa, porque o custo da energia é um dos problemas que afeta as famílias maranhenses. O parlamentar frisou ainda que a redução nas tarifas de energia dos consumidores começa a valer a partir de 28 de agosto.

"Não poderia deixar passar em branco essa boa notícia que sempre foi uma luta do nosso mandato", afirmou. De acordo com Marquinhos, a medida deve beneficiar 2,5 milhões de unidades consumidoras de 217 municípios maranhenses. 

Ele afirmou ainda que o efeito para os consumidores residenciais a redução será de 4,16%. Para os atendidos na baixa tensão, como agropecuária e cooperativas rurais, a queda será de 3,81% e para os atendidos na alta tensão, como indústrias e shoppings, a redução será de 3.89%.

"Dentre os itens que mais contribuíram para a redução tarifária, observa-se a cobertura dos encargos setoriais que colaborou com o abatimento de aproximadamente 6,18%. Destaque para o pagamento do empréstimo da Conta ACR e ajustes em rubrica (retirada CDE Decreto) da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE)", informou o parlamentar, lendo o comunicado da Aneel.

LUTA ANTIGA
Marquinhos ressaltou ainda que a redução das tarifas de energia elétrica sempre é uma luta antiga do seu mandato. Em fevereiro deste ano, o líder do DEM na Câmara de São Luís, esteve em uma extensa agenda de trabalho em Brasília. Na capital do país, o parlamentar aproveitou se reuniu com diretor-geral da Aneel (Agência Nacional de Regulação), André Pepitone. 

Na oportunidade, o dirigente da autarquia se comprometeu em participar da audiência pública no plenário Simão Estácio da Silveira, onde visava discutir sobre o Consumo de Energia do Maranhão.

“A nossa conversa com o diretor da ANEEL foi muito clara. Chegamos à conclusão de que o Maranhão é o estado mais penalizado do Brasil. O maranhense paga a segunda conta mais cara do país. Precisamos nos organizar para mudarmos essa realidade”, disse o vereador, em pronunciamento à época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário