quarta-feira, 29 de maio de 2019

Boi de Axixá realiza festival do chopp na Casa das Dunas



O Bumba meu Boi de Axixá, sotaque de orquestra, realiza no próximo domingo, dia 02 de junho, na Casa das Dunas, o festival do chopp. O evento marca a programação de aniversário do grupo, que neste ano completa 60 anos de história.

A festa fica por conta da dupla sertaneja Stanley & Cristian, Anderson Feijoada, Bloco os Apaixonados e o Boi de Axixá. Os ingressos estão à venda na loja Retoque Final, no Monumental Shopping e no Buriteco Café, localizado na Rua Portugal- Centro Histórico de São Luís. 

História do Boi de Axixá

O Boi de Axixá foi fundado em 1º de janeiro de 1959, por Francisco Naiva, não por pagamento de promessa, mas por amor à brincadeira, à cultura popular. Era composto pelos personagens soldados, caboclos de flecha, índios e campeadores. As mulheres eram proibidas de brincar. Depois da saída dos índios e soldados, elas foram inseridas, também como índias, sendo assim até a atualidade.

Por ser um dos percussores do Bumba-meu-boi de Orquestra no Maranhão, o Boi de Axixá segue tradicionalmente o ciclo da manifestação, ensaios, batismo, apresentação e morte, envolvendo comunidades do município de Axixá e de São Luís/MA.

Como é considerado um dos principais representantes da cultura popular, o Bumba-meu-boi de Axixá não se apresenta somente para contratantes com poder aquisitivo alto; apresenta-se sem cobrar em diversos arraiais, igrejas e comunidades carentes, a fim de promover o acesso e contato de pessoas menos favorecidas à cultura popular, visto que seus brincantes, desde sua fundação, também são pessoas simples que amam o Boi de Axixá.

Serviço

O que? Festival do Chopp do Boi de Axixá
Quando? 02 de Junho
Onde? Casa das Dunas
Quanto? A entrada custa R$ 20,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário