WebBanner_IPTUsite2

terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Através de Chaguinhas, três personalidades são homenageadas com a maior comenda da Câmara de São Luís



Uma sessão solene realizada no auditório da Fiema reuniu várias personalidades do ano para serem homenageadas. Dentre os 93 homenageados estão a ex- deputada estadual e ex-candidata ao governo Maranhão, Maura Jorge, que no ato foi representada pelo seu filho Waldir Jorge e os empresários Thiago Araújo e Marfisa Vital. As indicações foram do vereador Francisco Chaguinhas.
A homenagem dos vereadores acontece desde 2006. Todo ano cada um dos 31 parlamentares escolhe de uma a três personalidades para serem homenageadas: seja um líder político, um empresário, um trabalhador ou qualquer outro cidadão que tenha prestado relevantes serviços à sociedade ludovicense nos mais variados segmentos sociais.


COMO SURGIU?
A medalha Simão Estácio da Silveira foi instituída pela Lei Orgânica do Município e regulamentada pela resolução do plenário 05/95 e é destinada a agraciar personalidades locais, nacionais ou estrangeiras, que tenham contribuído para o município de São Luís. Em cada período legislativo, os vereadores, individualmente, outorgam a medalha para três personalidades.
Simão Estácio da Silveira foi o fundador e primeiro presidente do Senado da Câmara de São Luís, segundo registros históricos. Tais registros assinalam que a comunicação desse fato à Coroa de Portugal, tão importante para a história política de São Luís e do Maranhão, deu-se em 9 de dezembro de 1619.

Nenhum comentário:

Postar um comentário