sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Alcântara recebe projeto que faz a história da cidade brilhar mais forte


Aconteceu na praça Matriz, na cidade de Alcântara, a entrega do Projeto Luzes de Alcântara. Um projeto de parceria entre o IPHAN-MA e a Cemar, através do Programa de Eficiência Energética da ANEEL, que teve como objetivo, promover a modernização do sistema de iluminação das áreas urbanas e centro histórico do Município de Alcântara, além de promover a iluminação artística dos principais monumentos históricos, como: Praça da Matriz, Pelourinho e Igrejas de Nossa Senhora do Carmo e dos Sinos.

Na cerimônia de entrega do projeto esteve presente o Superintendente Regional do IPHAN, Mauricio Itapary; o Diretor da ANEEL, Sandoval Feitosa; o prefeito da cidade, Anderson Araújo; o Secretário Adjunto de Turismo, Hugo Veiga; o Presidente da Cemar, Augusto Dantas, entre outras autoridades.

“A publicação da Lei 9991/2000, previa que as distribuidoras de energia elétrica teriam que investir parte das suas receitas em pesquisa e desenvolvimento e também eficiência energética. Esse projeto hoje, inaugurado pela Cemar foi desenvolvido conforme determina a legislação, para revitalização da iluminação pública do centro histórico de Alcântara e também da área urbana da cidade valorizando ainda mais a cultura e história do lugar”, Sandoval Feitosa, diretor da ANEEL .


Com este projeto, a história de Alcântara já está brilhando ainda mais forte, pois o nível de iluminação aumentou, acarretando uma melhoria nos níveis de segurança e a padronização do sistema de iluminação cênica. Agora a cidade pode comemorar com muita energia os seus 370 anos no próximo dia 22 de dezembro.

“Hoje, com essas luzes e essas lâmpadas mais modernas, nós viemos trazer mais beleza para a Cidade de Alcântara e, sem dúvida, a cidade está bem mais iluminada, bem mais segura, e eu tenho certeza que a população está aprovando esse belo projeto que a Cemar está nos proporcionando”, ressaltou Maurício Itapary -  Superintendente do IPHAN MA .



Para o presidente da Cemar, Augusto Dantas, “o projeto proporcionará uma economia de 54% na conta de energia elétrica de iluminação pública do município, então o município vai ter mais recurso para poder continuar investindo aí em novas obras e avançando na iluminação pública para a zona rural. Então é realmente uma parceria importante que transformou Alcântara deixando-a ainda mais bonita”.

Dados do projeto Luzes de Alcântara: 

Com o investimento de 1,3 milhão, o projeto beneficia diferentes áreas da cidade, promovendo uma melhor e mais econômica iluminação, acarretando melhoria nos níveis de segurança da própria população e dos milhares de turistas que visitam Alcântara anualmente. Além disso, haverá redução na conta de energia elétrica do Município, em torno de 40 mil reais/ano, em virtude da instalação de lâmpadas e reatores de menor potência e maior eficiência. Outra melhoria é em relação ao nível de iluminação que aumentou pela utilização das lâmpadas LED, gerando uma melhoria nos níveis de segurança.

•          Total de Luminárias coloniais substituídas: 160
•          Total de luminárias urbanas substituídas: 344
•          Total: 504 pontos substituídos
•          Parte da rede subterrânea substituída
•          Postes coloniais reformados e suas ligações refeitas

•          Redução prevista: 217,23MWh/ano – 54% de redução anual

Nenhum comentário:

Postar um comentário