sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Prefeito Edivaldo entrega moradias do Piancó V e anuncia para 9 de outubro sorteio de novas unidades



O prefeito Edivaldo fez a entrega de chaves das 224 moradias do Residencial Piancó V, na tarde desta quinta-feira (27), no bairro Piancó, área Itaqui-Bacanga. As unidades habitacionais fazem parte do programa 'Minha Casa, Minha Vida', executado em parceria com a Prefeitura de São Luís, e concretiza o desejo de milhares de famílias que sonhavam com a casa própria. Na ocasião, o prefeito anunciou para o dia 9 de outubro o sorteio de novas unidades habitacionais onde vão participar os inscritos do novo Cadastro Habitacional de Interesse Social, promovido pela gestão em julho último. 

Todas as informações, bem como a lista dos nomes dos habilitados ao sorteio estão disponíveis no site http://habitacao.saoluis.ma.gov.br/.
Com a entrega das chaves nesta quinta-feira (27), o prefeito Edivaldo alcança mais de 16 mil imóveis entregues à população, contemplando mais de 60 mil pessoas e reduzindo o déficit habitacional na cidade.

 "Essa entrega representa mais avanços do programa habitacional que vem sendo desenvolvido em nossa gestão, contemplando com moradia própria famílias que tanto esperavam pela concretização deste sonho. A moradia é um direito primordial para a dignidade de qualquer pessoa. Com esta entrega, reforçamos o nosso compromisso em reduzir o déficit habitacional em São Luís e em proporcionar mais qualidade de vida para a nossa população, sobretudo para aqueles que mais precisam de incentivos do poder público", avaliou o prefeito Edivaldo.

O Residencial Piancó V é composto de apartamentos com seis ambientes sendo sala, dois quartos, banheiro, cozinha e área de serviço. O condomínio possui ainda área de lazer e quadra esportiva. O entorno foi contemplado com ações de infraestrutura como pavimentação de ruas, implantação de sistemas de abastecimento de água, de energia e drenagem para escoamento de água das chuvas e o local conta com uma escola de seis salas oferecendo Ensino Fundamental.

"A entrega deste residencial concretiza mais uma etapa do compromisso assumido pelo prefeito Edivaldo para proporcionar melhores e adequadas condições de moradia às famílias que necessitam", enfatizou o titular da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), Mádison Leonardo Andrade.

O Residencial Piancó V possui 224 unidades e integra um complexo de oito empreendimentos do 'Minha Casa, Minha Vida', totalizando 2.144 apartamentos construídos na região Itaqui-Bacanga. Do mesmo complexo já foram entregues também o Piancó I, II, III, IV, VII e VIII.

As unidades habitacionais são destinadas a pessoas de baixa renda que não tenham residência própria. Cada empreendimento do programa 'Minha Casa, Minha Vida' em São Luís reserva ainda moradias para pessoas residentes em áreas de risco, desabrigadas ou que sejam beneficiárias do Aluguel Social. O trabalho de identificação desse público, que tem prioridade no programa, é realizado por equipes técnicas da Semurh.

A moradora Nathália Batista se emocionou ao receber as chaves da casa própria. "Estou muto feliz. Este dia é muito especial para mim e para a minha família. Ter um lugar para morar era algo que esperava há muito tempo e agradeço ao prefeito Edivaldo esta conquista", destacou a moradora.

AVALIAÇÃO

Antecipando o recebimento das chaves, os beneficiários realizaram a vistoria dos imóveis. O procedimento é uma exigência do Governo Federal para que o futuro morador faça a verificação da estrutura e do acabamento das habitações que vão receber e constate que estão conforme o projeto.

A área Itaqui-Bacanga foi amplamente contemplada com melhorias no setor habitacional, concentrando na região grande parte dos empreendimentos realizados em São Luís. Além das unidades do Piancó, a Prefeitura também já entregou na área mil habitações do Residencial Luís Bacelar I e II, no Bairro Gapara. Em parceria com o Governo Federal, o programa 'Minha Casa, Minha Vida' é executado pela Prefeitura de São Luís, a quem cabe a realização de todas as etapas procedimentais, desde a captação dos recursos, a realização dos projetos, a prospecção e aquisição das áreas para construção dos empreendimentos até o cadastramento e seleção das famílias beneficiadas pelo programa.

Os projetos de habitação executados pela Prefeitura de São Luís têm como um dos diferenciais ações sociais. Os moradores têm a oportunidade de se capacitar e aumentar a renda familiar com as ações do Trabalho Técnico Social, ação executada como parte do projeto, que disponibiliza cursos, oficinas, ações sociais e palestras educativas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário