WebBanner_IPTUsite2

quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Instituto Escutec confirma que vai haver 2º turno entre Flávio e Roseana


Se a eleição para governador do Maranhão fosse hoje, o governador Flávio Dino (PCdoB), candidato a reeleição, e sua antecessora, Roseana Sarney (MDB), iriam se enfrentar num segundo turno. É o que revela pesquisa do Instituto Escutec divulgada nesta quinta-feira (06) pelo jornal O Estado do Maranhão, pertencente ao Sistema Mirante de Comunicação.

Uma das novidades desse levantamento é a aproximação do senador Roberto Rocha (PSDB) dos dois dígitos, pois, mesmo aparecendo com 6%, pela margem de erro, que é de 2,19 pontos percentuais para mais ou para menos, pode estar ultrapassando os 8%.

O Instituto Escutec fez uma indagação espontânea, em que não são apresentados os nomes dos candidatos, obtendo as seguintes respostas: Flávio Dino, 23%; Roseana Sarney, 16%;  Roberto Rocha, 1%; Maura Jorge, 1%. Ramon Zapata e Odívio Neto não foram lembrados pelos eleitores. Neste cenário, os indecisos somam mais da metade, 58%, e os que dizem que não votariam em ninguém é de 1%.

Quando os nomes dos seis concorrentes são apresentados, o candidato do PCdoB aparece  com 42% e Roseana, 36%. Já o senador Roberto Rocha, que em outros levantamentos sempre tem, no máximo 3%, desta vez atingiu 6%; a candidata do PSL, Maura Jorge, tem 5%; e Ramon Zapata, 1%, enquanto Odívio Neto (PSOL) não pontuou. Os que declaram não saber ou votarão nulo ou em branco somam 10%.

No que se refere aos dois primeiros colocados, os números se aproximam muito do levantamento feito pelo Ibope, divulgado semana passada, em que o governador Flávio Dino aparece com 43% e sua adversária com 34%.

Votos válidos – Eliminando-se os votos brancos, nulos e os que não votariam em ninguém, Flávio teria 46,6%; Roseana, 40,0%; Roberto Rocha, 6,6%; Maura Jorge, 5,5%; e Ramon Zapata, 1,1%. Isto significa dizer que a soma dos adversários de Flávio Dino atingiria 53,3%, confirmando um segundo turno.

No quesito rejeição, Roseana aparece em primeiro lugar com 34%; Flávio Dino é rejeitado por 29%; Roberto Rocha por 14%; Ramon Zapata, 5%; Maura Jorge, 4%; e Odívio Neto, 2%.

Apesar de haver traçado um segundo turno, o Escutec não apresentou suas projeções para o possíveis confrontos.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA) sob o protocolo MA-07603/2018. Ela teria sido realizada entre os dias 25 e 28 de agosto em 80 municípios de todas as regiões do estado, onde foram ouvidas 2 mil pessoas. (Maranhão Hoje)



Nenhum comentário:

Postar um comentário