quinta-feira, 28 de junho de 2018

Rádio Web Justiça do Maranhão celebra festas juninas com programação especial


Rádio Web Justiça do Maranhão está veiculando uma programação especial no período junino, valorizando as manifestações folclóricas e culturais do Maranhão como Bumba-meu-boi, Cacuriá, Tambor de Crioula e Dança Portuguesa.
Até o dia 30 de junho, quatro programas vão trazer a história, os artistas e canções típicas das festas que são populares no Maranhão, diariamente, às 15 horas, na emissora do Poder Judiciário do Maranhão.
ESPECIAIS
O programa especial de Bumba-meu-boi destaca variados sotaques de uma das manifestações mais marcantes da cultura brasileira. No repertório, toadas dos grupos mais tradicionais do Maranhão, como o Bumba-meu-boi da “Maioba”; “Maracanã”; “Pindoba”; “Unidos Venceremos”; “Guimarães”; “Santa Fé”; “Cururupu”; “Nina Rodrigues”; “Upaon-Açu”; “Novilho Branco”; “Apolônio”; “Axixá”; “Boi da Lua”; “Companhia Barrica”, entre outros.
O som das caixas e ladainhas dão o tom especial ao “Cacuriá”, dança típica com 40 anos de história, aproximadamente. Ao som de canções como “Choro de Lera”; “Mariquinha”; “Chapéu de Lenha”; “Saia” e “Ladeira”, o programa ressalta o grupo mais representativo dessa manifestação folclórica: “O Cacuriá da Dona Teté”.
A “Punga” ou “umbigada” é a parte principal do “Tambor de Crioula”. E o especial sobre a dança – com expressão de matriz afrobrasileira, traz as principais curiosidades acerca dessa manifestação reconhecida como Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2007.
Por fim, o especial de São João trata da Dança Portuguesa e suas características no período junino do Maranhão. A manifestação cultural é conhecida por apresentar roupas luxuosas e coreografias sincronizadas. As músicas mais conhecidas entre os brasileiros são “Bate o Pé” e “Arrebita”, que fazem parte do repertório preparado para o especial que traz canções interpretadas por Roberto Leal, Adélia Pedrosa e artistas brasileiros.
Os programas especiais de São João serão veiculados até o dia 30 de junho, às 15h, dentro da programação da Rádio Web Justiça do Maranhão. A apresentação é feita pelos jornalistas, Andréa Colins e Paulo Lafene. A produção e pesquisa de Allan Rodrigues e Karina Praseres (estagiários) e coordenação de Antônio Carlos de Oliveira, assessor-chefe de Comunicação da Presidência do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).
COMO OUVIR
A Rádio Web Justiça do Maranhão pode ser acessada por desktop, tablet ou celular. Quem tem smartphone com sistema operacional iOS ou Android, pode baixar, gratuitamente, o aplicativo da emissora pela Apple Store ou Play Store. Na aba de pesquisa deve ser digitado o nome “Rádio TJMA”. No celular, há também a opção de acesso direto pelos aplicativos Tunein ou Radiosnet.
Outra opção de acesso é por meio dos sites. No www.tjma.jus.br, basta clicar no banner da rádio. Nos sites www.radios.com.br e www.tunein.com, a conexão se dá por meio de busca com os termos “Rádio Web Justiça do Maranhão” ou “Rádio Justiça do Maranhão”.
No sistema multimídia ou aparelho de som compatível do carro, basta parear o sinal do celular por meio de bluetooth com o equipamento do veículo e selecionar a opção bluetooth no “source”, no qual ficam também as faixas AM e FM. Numa Smart TV conectada à internet, o acesso pode ser feito pelo aplicativo TuneIn ou acessando os sites pelo navegador instalado no aparelho de TV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário