sexta-feira, 11 de maio de 2018

Boi de Axixá realiza ensaio itinerante e agita o fim de semana



Acontecerá neste sábado, 12, mais um ensaio itinerante do Boi de Axixá, sotaque de orquestra. O grupo que tem 59 anos de história prepara uma grande festa para receber todos os brincantes, mutucas e convidados, na sede do boi, em Riachão/Axixá.

Segundo a comandante do grupo, Leila Naiva, o ensaio terá a participação de outras atrações que estarão abrilhantando a noite.” Faremos mais um ensaio lindo e empolgante em nosso amado e belo município e iremos contar com várias atrações que irão abrilhantar toda a noite", disse.

A graciosidade das Índias do Boi de Axixá 

A graciosidade das Índias do Boi de Axixá 
(Foto: Matheus Fotografia)
Com charme, beleza e graciosidade ímpares, as índias do Boi de Axixá dão um show à parte em cada arraial onde a brincadeira se apresenta. Escolhidas em uma seleção rigorosa para compor um dos grupos mais representativos do sotaque de orquestra, as personagens encantam todas as plateias com seu bailado ritmado e indumentárias caprichosamente produzidas para a temporada junina.

Combinado à musicalidade inconfundível do grupo fundado há 59 anos pelo saudoso Francisco Naiva, o visual produzido pelas belas personagens faz delas atrações de destaque no São João do Maranhão, dignas de admiração crescente por sua dedicação ao nobre papel que desempenham no folclore.

O gingado dos vaqueiros (as) do Axixá 


O gingado dos vaqueiros (as) do Axixá
 (Foto: Matheus Fotografia)

A cada apresentação é notório ver o gingado dos vaqueiros (as) campeadores e de fitas do boi de Axixá, que fazem a inconfundível história do tradicional bumba-meu-boi do sotaque de orquestra.

História do Boi de Axixá

Leila Naiva, comandante do Boi de Axixá e as mutucas
 (Foto: Matheus Fotografia)

O Boi de Axixá foi fundado em 1º de janeiro de 1959, por Francisco Naiva, não por pagamento de promessa, mas por amor à brincadeira, à cultura popular. Era composto pelos personagens soldados, caboclos de flecha, índios e campeadores.

As mulheres eram proibidas de brincar. Depois da saída dos índios e soldados, elas foram inseridas, também como índias, sendo assim até a atualidade.

Por ser um dos percussores do Bumba-meu-boi de Orquestra no Maranhão, o Boi de Axixá segue tradicionalmente o ciclo da manifestação, ensaios, batismo, apresentação e morte, envolvendo comunidades do município de Axixá e de São Luís/MA.

Como é considerado um dos principais representantes da cultura popular, o Bumba-meu-boi de Axixá não se apresenta somente para contratantes com poder aquisitivo alto; apresenta-se sem cobrar em diversos arraiais, igrejas e comunidades carentes, a fim de promover o acesso e contato de pessoas menos favorecidas à cultura popular, visto que seus brincantes, desde sua fundação, também são pessoas simples que amam o Boi de Axixá.

Hoje sob o comando de Leila Naiva, a brincadeira é formada por índias, vaqueiros campeadores, vaqueiros de fita e orquestra.

Oque? Ensaio do Boi de Axixá
Quando? 12 de Maio, às 19h
Onde? Em Riachão/Município de Axixá


Nenhum comentário:

Postar um comentário