segunda-feira, 19 de março de 2018

Supermercados Walmart/Bom Preço fecham mais duas lojas em São Luís



A rede de supermercados Bom Preço controlada pelo Grupo Walmart fechou mais duas unidades em São Luís. Foram encerradas de forma silenciosa as atividades das lojas do Apicum (Avenida Kennedy) e da Cohab. Agora a empresa passa a ter somente três estabelecimentos na capital (São Francisco, Olho D´agua e Jaracaty) e duas no interior (Itapecuru-Mirim e Vargem Grande).

De acordo com informações do noticiário econômico, o Grupo Walmart está sendo adquirido em 50% de suas ações no Brasil por três grupos de investimentos: Amazon, Alibaba e JD. O que estaria fazendo com que houvesse uma nova reorganização das lojas físicas no país.

O Grupo Walmart comprou em 2004, as lojas do Supermercados Bom Preço, que anteriormente em 2002 comprou a maior rede de supermercados do Maranhão, o Grupo Lusitana de propriedade de Manoel Alves Ferreira (pai do vereador Afonso Manoel).

O Lusitana vendeu as lojas do São Franciso (Av Colares Moreira), Centro (Rua de Santana), Praça Deodoro (Alameda Ourique em frente a Embratel), Apicum (Av. Kennedy), Alemanha (Avenida dos Franceses), Olho D´agua, Cohama (antigo Garden Shop no elevado) e Cohab. O Centro de Distribuição no Canto da Fabril também entrou na negociação.

As lojas do Maiobão, Anjo da Guarda, Anil e Monte Castelo não foram vendidos, porém também foram fechadas.

Ao longo da permanência do Grupo Walmart/Bom Preço em São Luís, o negócio foi minguando e em 2006, as primeiras lojas começaram a fechar sob alegação da crise econômica: Centro na Rua de Santana (setembro) e Alemanha na Avenida dos Franceses (abril). Em maio de 2007 foi fechada da Cohama e em 2015 a da Praça Deodoro.

Do total de 9 lojas do supermercado Bom Preço em São Luís restam apenas três, a rede que já foi a maior da capital maranhense vive um declínio e existe uma projeção de fechamento ou mudança do uso da marca em São Luís.

Atualmente o Grupo Mateus é o maior estabelecimento supermercadista na capital maranhense são 18 lojas do ramo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário