domingo, 11 de março de 2018

Boi de Axixá inicia temporada de ensaios para o São João 2018

Leila Naiva, diretora do Boi de Axixá

Um dos grupos mais autênticos do São João, o Bumba meu Boi de Axixá, sotaque de orquestra, deu a largada nos preparativos para a temporada junina deste ano. Com cinquenta e nove anos de história, o grupo está preparando algumas surpresas para as apresentações nos arraias do maranhão e fora do estado.

“Estamos na expectativa para mais um ano de festa, e os ensaios é algo fundamental para que possamos contagiar a todos nos arraias do nosso estado”, afirmou Leila Naiva, diretora do Axixá.

Já na expectativa que antecede os 60 anos do batalhão, a jovem Raquel classifica como “algo encantador e fenomenal”. “O Boi de Axixá, é algo fenomenal e encantador, cada ano que passa encanta a todos, e neste ano não será diferente, eu já fui índia no boi no passado, hoje, acompanho o grupo pra onde ele for, pois o amor e paixão continuam”, disse Raquel, uma das madrinhas do Boi.

Registro do ensaio do Batalhão de Axixá

Toadas marcantes

"Quando eu me lembro da minha bela mocidade, eu tinha tudo à vontade brincando no boi de Axixá, eu brincava com você, naquela praia ensolarada e a tua pele bronzeava eu começava a contemplar, mas é o que o vento buliçoso balançava os seus cabelos e eu ficava com ciúmes do perfume ele tirar, mas quando o vanzeiro quebrava, seu lindo rosto molhava e a gente se enrolava na areia do mar". Sendo um hino para os maranhenses, a música Bela Mocidade, de composição de Donato Alves e Francisco Naiva se tornou referência no estado do Maranhão. A composição já foi interpretada por vários cantores locais e nacionais, a exemplo de Papete e Maria Betânia.

A graciosidade das Índias do Boi de Axixá 

Com charme, beleza e graciosidade ímpares, as índias do Boi de Axixá dão um show à parte em cada arraial onde a brincadeira se apresenta. Escolhidas em uma seleção rigorosa para compor um dos grupos mais representativos do sotaque de orquestra, as personagens encantam todas as plateias com seu bailado ritmado e indumentárias caprichosamente produzidas para a temporada junina.

Combinado à musicalidade inconfundível do grupo fundado há 59 anos pelo saudoso Francisco Naiva, o visual produzido pelas belas personagens faz delas atrações de destaque no São João do Maranhão, dignas de admiração crescente por sua dedicação ao nobre papel que desempenham no folclore.

O gingado dos vaqueiros (as) do Axixá 

A cada apresentação é notório ver o gingado dos vaqueiros (as) campeadores e de fitas do boi de Axixá, que fazem a inconfundível história do tradicional bumba-meu-boi do sotaque de orquestra. 

História do Boi de Axixá

O Boi de Axixá foi fundado em 1º de janeiro de 1959, por Francisco Naiva, não por pagamento de promessa, mas por amor à brincadeira, à cultura popular. Era composto pelos personagens soldados, caboclos de flecha, índios e campeadores.

As mulheres eram proibidas de brincar. Depois da saída dos índios e soldados, elas foram inseridas, também como índias, sendo assim até a atualidade.

Por ser um dos percussores do Bumba-meu-boi de Orquestra no Maranhão, o Boi de Axixá segue tradicionalmente o ciclo da manifestação, ensaios, batismo, apresentação e morte, envolvendo comunidades do município de Axixá e de São Luís/MA.

Como é considerado um dos principais representantes da cultura popular, o Bumba-meu-boi de Axixá não se apresenta somente para contratantes com poder aquisitivo alto; apresenta-se sem cobrar em diversos arraiais, igrejas e comunidades carentes, a fim de promover o acesso e contato de pessoas menos favorecidas à cultura popular, visto que seus brincantes, desde sua fundação, também são pessoas simples que amam o Boi de Axixá.

Hoje sob o comando de Leila Naiva, a brincadeira é formada por índias, vaqueiros campeadores, vaqueiros de fita e orquestra.



Nenhum comentário:

Postar um comentário