terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Flávio Dino vira “bombeiro” para apagar “incêndio” do PCdoB com Hilton Gonçalo



Um vídeo publicado pelo blog do jornalista Daniel Mendes mostrando o governador Flávio Dino (PCdoB) elogiando o prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo (PCdoB) e a sua esposa Fernanda Gonçalo (PMN) – prefeita de Bacabeira, durante a cerimônia de inauguração da duplicação do trecho de 11 quilômetros da BR-135, na última quinta-feira (11), evidencia o papel de ‘bombeiro’ do chefe do executivo estadual em apagar o ‘incêndio’ causado pelo PCdoB na eleição de 2016 com o prefeito santa-ritense.

Explico. Embora tenha sido eleito pelo PCdoB, Hilton Gonçalo teve muita dificuldade de levar um representante do portido para eventos políticos no pleito passado em sua cidade. O motivo? A esposa dele disputou a eleição em Bacabeira e tirou do próprio PCdoB – que apostou na reeleição de Alan Linhares – a chance de administrar a prefeitura bacabeirense.

Por isso Dino tornou-se uma espécie de ‘bombeiro’ de uma aliança partidária com Hilton. Age para isolar os aliados desencapados e conter as desavenças mais acesas. Os elogios do governador à prefeita bacabeirense, no vídeo abaixo, são alguns sinais disso.



Se o plano do governador era apagar o ‘incêndio’ da insatisfação no principal aliado da Região do Munim, vai precisar de muito entusiasmo. É que após o pleito municipal, Gonçalo passou a perceber a indiferença com a própria legenda comunista. E o resultado disso provocou uma reação no chefe do executivo santa-ritense que resolveu apoiar a eleição do deputado Eduardo Braide (PMN), no segundo turno em São Luís, contra a reeleição do prefeito Edivaldo Júnior (PDT), que tinha o apoio declarado do governador Flavio Dino.

O apoio a Eduardo Braide deu uma visibilidade maior a Hilton Gonçalo na Região Metropolitana e incomodou parte da base de Flavio Dino. No entanto, Gonçalo não venceu na capital, mas saiu vitorioso das urnas em municípios como Bacabeira, Santa Rita, Pastos Bons, Presidente Juscelino, Paço do Lumiar e varias outras cidades maranhenses.

Com a eleição de aliados no interior do estado, o prefeito santa-ritense se fortaleceu e anunciou o desejo de disputar um cargo majoritário em 2018, voltando a causar incômodo no Palácio dos Leões, principalmente em asseclas que têm vocação para bajuladores e capatazes dos seus senhores de ocasião.

Com um mandato em Santa Rita extremamente aprovado e atuando com seriedade, honestidade e eficiência, Gonçalo passou a ser reconhecido como um dos melhores gestores do Maranhão, inclusive, pelo próprio governador Flávio Dino.

Por tudo isso, muitos observadores do cenário político no estado consideram a pré-candidatura de Hilton Gonçalo legítima, pois possuem todas as credenciais para concorrer de forma paritária ou superior com os demais candidatos. Sem condenações ou processos na Justiça, o gestor santa-ritense é um dos nomes que representa o novo na política do Maranhão, mas alguns seguem incomodados com a possibilidade de uma verdadeira mudança no estado.

Hilton Gonçalo já colocou seu nome a disposição do PCdoB, mas a sigla preferiu não aproveitar esse quadro. Sendo assim, o caminho é buscar outro partido. Desesperados pela presença cada vez mais destacada do prefeito de Santa Rita na imprenísa, setores da mídia dinista tentam desconstruí-lo, num claro exemplo de que alguém teme mesmo enfrentá-lo em 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário