quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Prefeito Hilton Gonçalo discute destino de resíduos sólidos com Colegiado Metropolitano



O prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, participou nesta terça-feira (1) do Colegiado Metropolitano da Região Metropolitana da Grande São Luís (RMGLS), para cumprir mais uma etapa para a gestão plena da governança. Em encontro no Palácio dos Leões, se reuniram os representantes dos 13 municípios que compõe a região junto ao governador e secretários que definiram a realização da 1ª Conferência Metropolitana para os dias 10 e 11 de outubro. 

Na ocasião, eles iniciaram o debate sobre o Plano Metropolitano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

A reunião deu início ao diálogo sobre a pauta temática de interesse comum para atender a população da RMGSL, que atualmente está estimada em mais de 1,6 milhões de pessoas. A escolha da data, após debate com o Colegiado, da 1ª Conferência Metropolitana – a ser realizada nos dias 10 e 11 de outubro – é mais um passo concreto para a construção da estrutura de governança interfederativa, que terá o processo concluído ainda em 2017, para que as ações e projetos estratégicos possam começar a ser implementados.

O prefeito Hilton Gonçalo apontou soluções para reduzir o gasto. De acordo com o gestor de Santa Rita, o COMEFC – Consórcio dos Municípios dos Corredores Multimodais do Maranhão – disponibilizou uma verba para as cidades de Bacabeira, Rosário e Santa Rita para construir seus aterros sanitários.

De acordo com o acordo firmado entre o Colegiado Metropolitano a gestão integrada dos resíduos sólidos seria dividida com o Governo do Estado que arcaria com 50% dos custos e os municípios com o restante da contrapartida. A proposta foi aceita pelos gestores municipais.

Também participaram da reunião os prefeitos de Bacabeira, Fernanda Gonçalo; Antônio Ataíde; Icatu, Dunga; Presidente Juscelino, José Magno dos Santos Teixeira; Raposa, Talita Laci; Rosário, Irlahi Linhares; São Luís, Edivaldo Holanda Júnior; os vice-prefeitos de São José de Ribamar, Eudes Sampaio e Paço do Lumiar, Maria Paula, além de vários secretários de Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário