segunda-feira, 10 de julho de 2017

Santa Rita confirma tradição junina do Munin


Durante oito dias – de 24 de junho a 1° de julho, a população de Santa Rita e arredores mostrou a força da tradição junina da região do Munim. Alegria, diversão e paz foram a tônica do arraial Anarriê em Santa Rita 2017, vitoriosa promoção da Prefeitura Municipal, marca da determinação do prefeito Hilton Gonçalo.
A intensa publicidade em torno do evento mostrou que há ocasiões em que o “segredo não é a alma do negócio”, principalmente quando se trata de divulgar as ricas e marcantes tradições de um povo. As modernas ferramentas utilizadas no anúncio das manifestações mostraram que uma administração identificada com a história do seu povo o estimula à participação, superando crises de qualquer tamanho. E que ainda há espaço para inovar e criar expectativas de gestão altiva e independente, mesmo aceitando parcerias importantes de órgãos públicos e privados.
Para o prefeito, devidamente apoiado pela esposa Fernanda Gonçalo, prefeita da vizinha Bacabeira (onde também a tradição mostrou força), o investimento representou o aumento da visibilidade de Santa Rita no cenário cultural maranhense. “Este resgate das manifestações restaura a confiança da população e estimula-nos a planejar o desenvolvimento sustentável do município em todos os planos”, disse Hilton Gonçalo.
O planejamento teve na equipe da Secretaria de Cultura o principal sustentáculo, contando com a firme orientação de Gileno Silva e Didi Muniz, à frente de um grupo de sensíveis e diligentes servidores, representantes de todos os órgãos da administração municipal.
Wylley Gomes cantou e encantou um público atento e ordeiro.
ATRAÇÃO
Pelo terreiro do Anarriê passaram Terecô de Caixa de Santa Rosa, Cacuriá dos Sonhos do Alto de Fátima, Dança Country de Nova Vida, Quadrilha Fogo na Saia de Areias, Dança Mistura de Ritmos de Recurso e Centrinho, Cacuriá
do Sonho de Karine de Fogoso, a Companhia Country de Olhos d’Água.
Também brilharam Dança Portuguesa Princesa de Portugal, Quadrilha Explode Coração, trupe do Circo Chairman (Argentina), Tambor de Crioula do Recurso, Quadrilha Mirim Pendão de Cana, Dança Indígena (Anajatuba), Quadrilha Flor do Quilombo (Ilha das Pedras), Dança das Novinhas de Recurso, Dança do Boiadeiro Chapéu de Ouro (Cidade Operaria – São Luís, Dança Portuguesa Rainha de Portugal (Miranda do Norte), bandas Sacode Mais, Igor Costa e Forró do Peso.

Entre os bois pontificaram Boi de Axixå, Mocidade de Rosário, dos Sonhos, da Juventude. Entre as atrações individuais o público vibrou com as apresentações de Gisa Martins, Robinho dos Teclados, Rodrigo Alves, Cassiana Costa, Césio Tenório e Wylley Gomes. Todos muito aplaudidos pelo público que lotou os espaços da praça.
Ao parque compareceram para prestigiar o acontecimento, diariamente, o prefeito Hilton Gonçalo e a esposa-prefeita (Bacabeira) Fernanda, vice Ariston Ribeiro e esposa Janaína, presidente da Câmara Fredilson Lopes, vereadores e secretários municipais e representações dos povoados que constituem o município.
Ao final das celebrações, o prefeito comentou: “Estou muito satisfeito com o resgate que estamos promovendo de nossa cultura popular. A Prefeitura de Santa Rita, por nosso intermédio e da equipe que nos auxilia, prosseguirá valorizando e estimulando nossas manifestações e os que labutam por elas”.
Povo na praça acompanha a movimentação das brincadeiras que fizeram o São João 2017 de Santa Rita.

ECONÔMIA
Uma particularidade auspiciosa foi a presença de grande número de empreendedores entre os envolvidos nas atividades gastronômicas. A culinária da época foi totalmente desenvolvida por pessoas da comunidade, envolvendo a sede e a zona rural. Foram muitos os comentários elogiosos aos que se encarregaram dessa etapa.
Essa presença fortaleceu a economia informal, permitindo antever-se o aparecimento de um segmento que poderá representar força econômica no setor santa-ritense neste e em outros eventos. Este reconhecimento foi de autoridades e de populares.
Também mereceu observações o clima de paz e serenidade no qual os festejos transcorreram. Ao longo dos dias nenhuma ocorrência comprometendo a segurança física do público e dos brincantes foi registrada. Ao avaliar o cenário de tranquilidade que marcou as comemorações, o secretário de Assistência Social, vereador licenciado Flaudemir Gonçalves Ferreira Junior (Júnior Enfermeiro) observou: “Este festejo deixou saudade e marcou o período junino de Santa Rita como o do resgate e da valorização da cultura local”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário