sábado, 3 de junho de 2017

Leila Naiva receberá Moção de Aplausos por contribuição à cultura

Foto: Nelson Magela
A Câmara Municipal de São Luís aprovou a moção de aplausos e congratulações à presidente do Boi de Axixá, Laila Naiva. A moção, que é de autoria do vereador Francisco Chaguinhas (PP), foi pelo reconhecimento do árduo e brilhante trabalho e contribuição à cultura popular do Maranhão.

Segundo o autor da proposta, Leila Naiva é símbolo de uma mulher de luta, guerreira e hoje é um ícone respeitado e admirado pelo seu belíssimo trabalho em prol da cultura do Estado.

"Leila Naiva, filha de um grande homem, o  Sr. Francisco Naiva, que engrandeceu a cultura popular do estado. Tem feito um papel fundamental para a cultura popular local. Hoje, a frente do Boi de Axixá, Leila é conhecida pelo seu belíssimo trabalho sério e harmonioso", disse.

Com muita alegria, Leila Naiva recebeu a notícia e agradeceu a todos pelo reconhecimento. "Foi com grande alegria que recebi a notícia. Sei que não é fácil colocar o boi na rua. Mas com a ajuda de Deus e o apoio dos amigos, conseguimos fazer um ótimo trabalho. Agradeço a todos pelo reconhecimento de todo o nosso trabalho", disse

História do Boi de Axixá

O Boi de Axixá foi fundado em 01/01/1959, por Francisco Naiva (Pai de Leila Naiva), não por pagamento de promessa, mas por amor à brincadeira, à cultura popular. Era composto pelos personagens soldados, caboclos de flecha, índios e campeadores.

As mulheres eram proibidas de brincar. Depois os índios e soldados saíram e elas foram inseridas, também como índias, sendo assim até a atualidade.

Por se tratar de ser um dos percussores do Bumba-Meu-Boi de Orquestra no Maranhão, o Boi de Axixá segue tradicionalmente o ciclo da manifestação, ensaios, batismo, apresentação e morte, envolvendo comunidades do município de Axixá e de São Luís/ MA.

Como é considerado um dos principais representantes da cultura popular, o Bumba-Meu-Boi de Axixá agora, sob o comando de Leila Naiva, não se apresenta somente para contratantes com poder aquisitivos altos. Apresenta-se sem cobrar em diversos arraiais, igrejas e comunidades carentes, a fim de promover o acesso e contato de pessoas menos favorecidas à cultura popular, visto que seus brincantes, desde a sua fundação, também são pessoas simples que amam o Boi de Axixá.




Nenhum comentário:

Postar um comentário