quinta-feira, 2 de março de 2017

Prefeito Anderson resgata carnaval de Alcântara e coloca o evento como o melhor da história



A empolgação dos foliões no carnaval de Alcântara mostrou a felicidade do povo em ver o resgate da cultura, em que o circuito da Praça da Matriz ficou pequeno para tanta gente que brincou nos 4 dias de folia na cidade histórica. O povoado Oitiua foi contemplado com duas bandas na segunda feira tradicional, que já é realizada há 17 anos. A Praça Central foi palco de uma multidão presente.

A cidade que estava às escuras e suja, voltou a ser vista como um polo turístico e, foi iluminada pelo prefeito Anderson Wilker (PCdoB). Com 12 bandas distribuídas nos 4 dias de folia e em dois circuitos carnavalescos, a festa de momo entrou para a história de Alcântara, como o melhor carnaval de todos os tempos.

Para Ângela Rodrigues Moraes, moradora da cidade histórica há 45 anos, este ano Alcântara tinha cara de festa de carnaval. “Sempre gostei de carnaval desde jovem, cheguei aqui pra morar em 1.972 quando meu pai veio embora, e nunca perdi um carnaval aqui. Mas este ano a cidade entrou no clima da festa. Por todos os lados que você passar tem uma placa de decoração sobre o carnaval, isso mostra a organização do evento. Foram muitas bandas aqui, eu vi todas, mas sou fã da banda Moleca 100 Vergonha e dancei muito, é claro que não estou mais com o mesmo gingado de jovem” – destacou a folia que foi categórica em falar que nunca tinha visto a Praça da Matriz lotada no carnaval.



Mesmo com a crise instalada no Brasil, o prefeito Anderson Wilker destacou que o carnaval em Alcântara foi realizado com o apoio do governo do estado e dos deputados Othelino Neto (estadual) e Victor Mendes (federal), sem comprometer as finanças do município. Para o gestor alcantarense, a folia momesca de 2017 é o primeiro tantos eventos culturais que serão realizados em sua gestão.

Na abertura do Carnaval 2017 em Alcântara, a cidade histórica recebe os deputados Othelino Neto (PCdoB) e Victor Mendes (PSD) que ficaram animados pela organização do evento, mesmo com poucos recursos.

Para o deputado Othelino Neto, a diferença é nítida desde a entrada da cidade. “É uma nova era no município de Alcântara. A gente percebe isso andando e conversando com as pessoas” - destacou o Vice Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, que visitou Alcântara acompanhado da esposa Ana Paula Lobato, e prestigiou a abertura do carnaval alcantarense na Praça da Matriz.

Como forma de incentivo à cultura alcantarense, o prefeito Anderson Wilker deu apoio aos blocos organizados da cidade e da zona rural do município, além dos retiros religiosos que fazem parte do calendário carnavalesco de Alcântara.

De acordo com o prefeito, o resgate das manifestações culturais será uma das metas de sua gestão, para fortalecer o turismo. “Essa é só a arrancada para as mudanças que pretendo implantar no município a partir de agora. Farei parcerias com o estado, não só para o carnaval, mas para todos os eventos culturais da cidade.  Quero agradecer as presenças de Victor Mendes e Othelino Neto, numa demonstração inédita de deputados em carnaval no município. Quando aparecia algum deputado aqui, era na festa do divino” – destacou o prefeito Anderson.

A organização ficou na responsabilidade da Secretaria de Cultura e Turismo, que tem como gestora, Marcelina Serrão. Toda equipe se empenhou nos trabalhos, e o resultado foi o sucesso da festa de Momo na cidade histórica e povoados do município. Da decoração às escolhas das atrações, os funcionários da secretaria foram presentes a cada detalhe da festa, mostrando que a união faz a força.

As Ruas da cidade histórica ficaram pequenas para os desfiles dos blocos alternativos acompanhados de trio elétrico e marchinhas de carnaval que animavam a galera. Na terça feira, a concentração aconteceu no Porto do Jacaré, e arrastou uma multidão pelas principais ruas da cidade. Como folião ilustre, o prefeito Anderson Wilker, acompanhado da Primeira Dama do município, Rayssa Araújo, caiu na folia, mesmo debaixo de muita chuva. O prefeito saiu no meio do povão e percorreu todo circuito até o povão invadir a Praça da Matriz.

Durante os 4 dias de folia, a Praça da Matriz ficou pequena para tanta gente que se divertia ao som das músicas carnavalescas atuais e recordando grandes sucessos do passado. O ponto alto da festa foi a valorização das bandas locais, que agitaram o povão. No último dia da folia (terça feira), a Praça da Matriz recebeu cinco atrações, que estremeceram os casarões da cidade histórica.

A festa foi realizada para agradar todas as idades, com atrações para todos os gostos. Da criança ao idoso, do jovem ao adolescente, todos tiveram a oportunidade de se divertir. Um dos pontos alto da folia foi a segurança durante todo o circuito. Polícias Militar, Civil e Guarda Municipal estiveram presentes durante os 4 dias de folia, realizada tanto na cidade, quanto na Praça Central em Oitiua. Com a segurança presente, as famílias brincaram a vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário