quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Câmara de São Luís vai condecorar Hilton Gonçalo com Medalha do Mérito Legislativo


 
Hilton Gonçalo vai receber a maior honraria do Legislativo ludovicense.
O médico Hilton Gonçalo de Sousa será um dos homenageados deste ano com a medalha de mérito Simão Estácio da Silveira, considerada a maior honraria do Legislativo ludovicense. 93 personalidades serão prestigiadas com a outorga da comenda pela Câmara Municipal de São Luís, em uma solenidade que vai ocorrer no próximo dia 14, no auditório da Federação da Indústria do Estado do Maranhão, com a presença de várias autoridades.

Hilton Gonçalo, médico com atuação na capital maranhense, foi indicado pelo vereador Francisco Chaguinhas (PP), aliado politico do homenageado. Gonçalo que, este ano, se elegeu prefeito de Santa Rita pela terceira vez concorrendo pelo PCdoB, se destacada não apenas na medicina e na politica, como também no setor empresarial já que é sócio da Alvorada Motos, empresa com grande atuação no mercado que emprega milhares de pessoas em várias unidades espalhadas em São Luís e em todo o Maranhão.

Além da Medalha do Mérito Legislativo, Chaguinhas já afirmou que pretende propor um título de cidadão honorário de São Luís para o médico Hilton Gonçalo que é natural do município maranhense de Pastos Bons.

Para mim é uma honra poder agraciar Dr. Hilton [Gonçalo], rememorando o exemplo de Simão Estácio da Silveira, que nos deu um legado de grandes exemplos de sobre como beneficiar a sociedade com a nossa postura e atitude. Entretanto, além dessa homenagem, no próximo ano, também pretendo propor um título de cidadão ludovicense para ele que nasceu em Pastos Bons — destacou Chaguinhas.

A homenagem dos vereadores acontece desde 2006. Todo ano cada um dos 31 parlamentares escolhe de uma a três personalidades para serem homenageadas seja um líder político, um empresário, um trabalhador ou qualquer outro cidadão que tenha prestado relevantes serviços à sociedade ludovicense nos mais variados segmentos sociais.

COMO SURGIU?

A medalha Simão Estácio da Silveira foi instituída pela Lei Orgânica do Município e regulamentada pela resolução do plenário 05/95 e é destinada a agraciar personalidades locais, nacionais ou estrangeiras que tenham contribuído para o município de São Luís. Em cada período legislativo, os vereadores, individualmente, outorgam a medalha para três personalidades.

Simão Estácio da Silveira foi o fundador e primeiro presidente do Senado da Câmara de São Luís, segundo registros históricos. Tais registros assinalam que a comunicação desse fato à Coroa de Portugal, tão importante para a história política de São Luís e do Maranhão, deu-se em 9 de dezembro de 1619.

Nenhum comentário:

Postar um comentário