sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Blogueiro é ameaçado de morte no Maranhão

Blogueiro Samuel Bastos

O Blogueiro Samuel Bastos denunciou em seu blog que teria sofrido ameaça de morte nos últimos dias. Segundo Samuel, "a tentativa de intimidação não pode ser recebida com o silêncio". 

 Veja abaixo a nota de repúdio do Blogueiro Samuel Bastos:


“Criança fica com o pé preso em escada rolante de shopping no Maranhão”. Quem acessa o blog de Ítalo Diniz encontra uma página congelada em 13 de novembro de 2015. Na noite daquela sexta-feira, o blogueiro morreu após levar quatro tiros em uma das principais ruas de Governador Nunes Freire (460 km de São Luís).
O caso ilustra uma das conclusões de um relatório divulgado esse ano pela ONG Artigo 19: blogueiros se tornaram o principal alvo dos ataques à liberdade de expressão no Brasil.
Segundo a organização, 37% das violações relacionadas com o exercício da comunicação no Brasil em 2015 foram contra blogueiros. Pelo critério do estudo, graves violações à liberdade de expressão são homicídios, sequestros, tentativas de assassinato e ameaças de morte.
Esses comunicadores enfrentam situações de risco, intimidação e violência, sobretudo em cidades pequenas. Em 60% dos casos, por denunciarem irregularidades no poder público – o restante teria relação com críticas e opiniões (23%) e investigações (17%) feitas por tais profissionais.
A situação se agrava, diz a Artigo 19, porque agentes de Estado (políticos, policiais e servidores públicos) mais uma vez figuram como os principais suspeitos de violações contra comunicadores no país, aparecendo nessa situação em 17 das 35 ocorrências compiladas pela organização.
Em Coelho Neto não é diferente e esse blogueiro recebeu nesta terça (22), um recado para lá de ameaçador de alguém que acha que pode tudo, inclusive intimidar, sufocar e ameaçar fazendo uso do poder que exerce.
Diferentemente de 40 ou 50 anos atrás quando os coronéis se achavam senhor absoluto da vida alheia, hoje os tempos são outros. Temos a justiça a porta de casa para defender, coibir e punir aqueles que não conseguem compreender que a democracia permite a arte do contraditório. Elogiar pode e criticar não?
Como membro da Associação de Blogueiros do Maranhão – Amablog, entrarei em contato com o presidente e demais colegas para comunicar o fato.
Minha família já está devidamente informada e estarei entrando em contato com amigos advogados para me orientarem com as devidas providências legais.
A tentativa de intimidação não pode ser recebida com o silêncio.
Não podemos nos calar.
E eu não me calarei!
Com contribuição do Artigo 19

Nenhum comentário:

Postar um comentário