terça-feira, 22 de novembro de 2016

Américo Azevedo lança espetáculo que retrata a história de São Luís




  

A Companhia Cazumbá de Teatro e Dança, que completa 43 anos de existência, apresenta a peça Bonjour Curumim. O espetáculo é assinado e dirigido por Américo Azevedo Neto e será encenada no período de 2 a 4 de dezembro, no Convento das Mercês, no Desterro.

Embora seja poeta, cronista, romancista, folclorista, jornalista e membro da Academia Maranhense de Letras, onde ocupa a cadeira 19, Américo Azevedo, gosta mesmo é de ser chamado “Homem de Teatro”. Não teatrólogo, por achar pernóstico; nem ator que já foi, nem diretor e coreógrafo, que ainda é. “Homem de Teatro”, em sua opinião, diz tudo.

Sobre a montagem, Américo conta que o espetáculo se utiliza de uma linguagem naturalista para narrar um pouco da história de São Luís. Brinca com sua cultura, seus atrasos e falhas.

“Não mostramos apenas o passado, seus atrasos impostos por ancestrais e rotineiros erros administrativos e político, mas, lamentamos também suas tortas alterações urbanas decorrentes de um progresso confuso e desordenado por muitos”, contou Américo.

Após vivenciar, estudar, ler e observar como está a capital maranhense, Américo se inspirou e relata, através de contos, poemas e de um grande elenco, as questões ambientais da Grande Ilha.

“Através de um poema, que tem o título: “Deus, por favor, me Escuta”, que retratamos a realidade da questão ambiental da nossa Ilha. Ou seja, nos indignamos com o descaso dos últimos anos e a irresponsável displicência com que vêm sendo tratadas as questões ambientais. O espetáculo é, principalmente, um grito de alerta, apoiado em saudades, preocupações e lamentos que deveriam ser de todos”, explicou.

A apresentação discorre sobre as letras das 15 canções do espetáculo que retrata a história de São Luís. São elas: São Luís: Como Eu Sou; Canção dos Naufrágios; Canção das Putas Espalhadas; São Luís Não Foi; O que é fundar?; Afinal, Quem é Meu Pai?; Canção da Chegada; Toda feita de pedaços; Paz; Sou Como Fui?; Mesmo Tu Estando Presente; Eram de Paralelepípedos; Pensado Escravo; Foram Três Beijos leais; e Deus, Por Favor, Me Escuta.

O ELENCO



Empolgados com o espetáculo, os artistas acreditam que fazer Bonjour Curumim é deixar o corpo falar através da arte.

“A família Cazumbá nos permite isso, expressar a arte através do nosso corpo. Bonjour Curumim é uma crítica política e social que conta um pouco da história de São Luís e provoca saudades de um tempo bom que a geração de hoje não teve a oportunidade de viver. É um momento que vou levar para toda a minha vida profissional, não só pelo espetáculo, mas pela direção, atores e atrizes que também fazem acontecer”, disse Gabriel Duarte, ator e bailarino.

A psicóloga e atriz Thaissa Costa, de 25 anos, conta que se interessou pela Companhia Cazumbá por ela trazer o resgate de algumas manifestações culturais, mas mantendo o lado teatral. Thaissa acredita que representa uma saudade que São Luís transmitia.

“Hoje, por descasos políticos, já não nos transmite mais. Mas a nossa peça representa também a certeza da esperança, não só nossa (elenco), como de toda população, que um dia ela nos trará as alegrias e belezas de outrora”, declarou Thais.

Além do corpo de bailarinos, o espetáculo conduz a plateia para dentro do contexto da peça através dos sons da orquestra composta pelo teclado, violão, baixo, cavaco, banjo, violino, flauta, sax, trombone, piston e bateria.

As apresentações ainda terão a participação especial da atriz Carla Purcina, como “Velha Senhora”. Os cantores serão Tônia Buna, Vânia Coelho, Dom Papaleo e Paulo Viegas. 

A entrada para assistir à encenação gratuita, que conta com o elenco de 50 pessoas, entre atores, orquestra e produção, será apenas um quilo de alimento não perecível. O espetáculo será apresentado nos dias 2, 3 e 4 de dezembro no Convento das Mercês, no bairro Desterro, Centro de São Luís. 

SERVIÇOS

O QUÊ: Espetáculo Bonjour Curumim
DIREÇÃO: Américo Azevedo Neto
QUANDO: 2, 3 e 4 de dezembro
ONDE: Convento das Mercês
HORA: 20h
ENTRADA: 1 Kg de alimento não perecível
Duração: 1h10
Classificação indicada: Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário