sexta-feira, 22 de julho de 2016

Preso mentor de assalto frustrado e ataque criminoso em Pirapemas


Foi preso na manhã desta sexta-feira (22) no povoado Maioba, próximo à cidade de São Mateus do Maranhão (MA), o suspeito de ser o mentor do assalto frustrado que resultou em um ataque criminoso brutal na noite de terça-feira (19), no povoado Tiquaras, zona rural de Pirapemas (MA), município localizado a 180 km de São Luís.

O suspeito preso nesta sexta-feira foi identificado como José Xavier da Conceição, e estava próximo à residência do pai, escondido em uma região de mato. À polícia, José Xavier confessou ter arquitetado o plano, mas negou ter participado do assalto. Com a prisão dele, a polícia chegou a outro suspeito, já preso mas ainda não identificado. Ambos foram encaminhados à Delegacia Regional de Itapecuru-Mirim (MA).

Ao todo, já são cinco suspeitos presos e um suspeito foragido. Nessa quinta-feira (21), uma cúmplice, Miguelma Pereira dos Santos, também foi presa suspeita por facilitar a fuga deles.

Vítimas

Na manhã dessa quinta-feira, uma das seis vítimas do ataque morreu. Raimundo da Conceição Frazão, de 55 anos, era proprietário da residência e teve 80% do corpo queimado – segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de São Luís – após um assalto frustrado, por volta de 19h30, em que criminosos atearam fogo à residência da família e fugiram.

Grande parte das vítimas teve queimaduras de segundo e terceiro graus. Além de Raimundo Frazão, estão internados em São Luís:

- Maria Francinete da Silva Frazão, de 47, esposa de Raimundo – 56% da superfície corporal queimada, estado grave, porém estável, respirando sem suporte de ventilação mecânica;

– Aguinaldo da Silva Conceição, 32, vizinho de Raimundo e Maria Francinete – 60% da superfície corporal queimada, estado grave, porém estável, respirando sem suporte de ventilação pulmonar mecânica;

– Rosilene da Silva Santos, 41, esposa de Aguinaldo e vizinha de Raimundo e Maria Francinete – 75% da superfície corporal queimada, estado grave, respirando por ventilação pulmonar mecânica;

– Rivelino Marques de Araújo, 39, vizinho de Raimundo e Maria Francinete

 – 80 % da superfície corporal queimada, em estado grave, respirando por ventilação pulmonar mecânica;

– Celso Silva da Costa, 35, vizinho de Raimundo e Maria Francinete – 35% da superfície corporal queimada, estado grave, porém estável, respirando sem suporte de ventilação pulmonar mecânica 
Inicialmente eles foram atendidos no Hospital Municipal Gertrudes Melo, transferidos para Hospital Geral de Matões do Norte (MA) e, ainda pela noite, encaminhados para a unidade de tratamento de queimaduras do Hospital de Urgência e Emergência Dr. Clementino Moura (Socorrão II), em São Luís.

O crime

Para incendiar o local, os criminosos usaram combustível encontrado na própria residência. Como o local é de difícil acesso, Raimundo Frazão e Maria Francinete Frazão armazenavam e revendiam para vizinhos.

Os criminosos, ainda segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde dePirapemas, trancaram as vítimas em um depósito e atearam fogo. Um dos galões de combustível chegou a explodir, atingindo um dos suspeitos.


Prisões e buscas

Na manhã dessa quarta-feira (20), dois dos quatro suspeitos pelo crime foram presos pela Polícia Militar do Maranhão (PM-MA). Eles foram identificados como Antônio da Silva Cruz, de 27 anos, morador de Pirapemas; e o segundo foi identificado inicialmente como Adriano Rocha Nunes, de 23, mas a polícia descobriu que o nome era falso, e posteriormente identificado como Marcelino Costa Cantanhede. Uma motocicleta também foi apreendida com a dupla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário