quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Bequimão celebra independência do Brasil com desfile e futebol

Estudantes da rede municipal de Bequimão foram às ruas para celebrar a Independência do Brasil. O ato cívico movimentou o município, nesta segunda feira (7), como vem acontecendo desde 2013. Em frente à Prefeitura Municipal, na Rua Vitorino Freire, o prefeito Zé Martins (PMDB) e demais autoridades acompanharam a chegada dos alunos das 19 escolas que desfilaram ao som da banda da Escola de Música.
Alegres, os jovens bequimãoenses entoaram o Hino Nacional Brasileiro e o Hino de Bequimão. As bandeiras foram hasteadas pelo prefeito Zé Martins (Brasil), pelo secretário municipal de Segurança, Dr. Cassiano (Maranhão) e o secretário municipal de Educação, Aristides Amorim (Bequimão).
Em seu pronunciamento, o prefeito mostrou sua felicidade em ver tanta gente envolvida nas comemorações da Independência do Brasil, relembrando 2013 & 2014 no município. “Hoje é um dia muito especial para mim, que além de comemorar o dia da Independência do Brasil, vou realizar mais um sonho de minha gestão. Estarei entregando uniformes para os mais de 4 mil estudantes da rede municipal. Eu entendo e sei da importância da educação para nossos jovens e crianças. E a partir de agora, todos os alunos da rede municipal vão poder receber seu uniforme de qualidade”, destacou Zé Martins, que foi categórico em pontuar os avanços que Bequimão tem conquistado na educação desde 2013, mostrando seu empenho e dedicação pelo povo de sua terra.
A Prefeitura Municipal de Bequimão também está investindo na infraestrutura educacional, principalmente com a construção de novas escolas, segundo declarou o prefeito Zé Martins. “Estamos construindo uma escola ampla, bonita e nos padrões do Ministério da Educação lá no Ferro de Engomar. Está em construção mais duas escolas de quatro salas no Marinho e Monte Alegre”, lembrou o prefeito, que apontou, ainda, os trabalhos para construção das quadras poliesportiva do bairro Estiva e dos povoados Pontal, Quindíua e Paricatíua. Para melhorar ainda mais, o município de Bequimão não possui mais carros pau-de-arara carregando alunos. Com as estradas boas, os estudantes são transportados em ônibus, microônibus e vans.
Zé Martins também lembra do compromisso em pagar em dia os funcionários do município. ”Os professores municipais recebem em dia seus benefícios e procuramos dar toda condição de trabalho para esses profissionais. Estou dando a minha vida para melhorar a vida deste povo” destacou o prefeito.
DESFILE NOTA 10
Após o pronunciamento do prefeito, os estudantes desfilaram pelas principais ruas de Bequimão. Faixas, escudos e bandeiras em mãos representavam as escolas onde cada “pelotão” estuda. Houve homenagens à natureza, o alerta ao aquecimento global, incentivo ao esporte e às diversas profissões. Crianças vestiram-se de branco e nas faixas pediam por paz. A cidade parou para assistir um verdadeiro espetáculo. Celulares e câmeras faziam fotos e vídeos de estudantes das 19 escolas que desfilaram e lotaram o centro de Bequimão.
Uma das organizadoras da festa, a secretária municipal de Cultura & Igualdade Racial, Dinha Pinheiro, falou de mais um desfile realizado na gestão do prefeito Zé Martins. “A cada ano tem sido melhor o desfile, onde o prefeito tem valorizado, não só a data comemorativa, mas também o povo de nosso município. Hoje também entregamos além do uniforme escolar, os certificados aos árbitros Quilombolas que vão poder trabalhar em qualquer partida de futebol, tanto em nosso município, quanto fora. O trabalho não para, isso é gratificante”, destacou Dinha.
Estiveram presentes no momento da abertura dos desfiles, os vereadores Amarildo Paixão (PHS), Robson Cheira (PTN) e Preta de Barbosa (PDT). O ex-prefeito Juca Martins, a primeira Dama Vânia Martins, a diretora do Hospital Lídia Martins, Jannyslea Matos, o vice prefeito Pedro Acará, os secretários Tonho Martins (Infraestrutura), Kell Pereira (Esporte & Juventude), Nhô da Colônia (Pesca), Dinha Pinheiro (Cultura), Aristides França (Educação), Zé Orlando (Administração), Cassiano (Segurança), Creuber Pereira (Agricultura), Ademar Costa (Industria & Comércio), Sinara Almeida (Extrema Pobreza) e Maria Neide (Assistência Social). Representando o Estado, compareceram os gestores da Secretaria Estadual de Igualdade Racial (SEIR), Eduardo Filho e Iracema de Jesus.
FUTEBOL SHOW
Para encerar as comemorações da Independência do Brasil, o estádio Vivaldão recebeu a partida amistosa entre os Gigantes do Norte (Time de anões) de Belém x Juvenil de Bequimão. A partida terminou empatada em 0x0, com destaque para o jogador Wagner Love, da equipe paraense, que levou a torcida ao delírio com seus dribles mortais. Nos pênaltis os meninos de Bequimão venceram por 6x5. Mas que fez a festa mesmo foi a torcida que compareceu em grande número ao Vivaldão.

Texto: Jornalista João Filho







Nenhum comentário:

Postar um comentário