segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Governo realiza abertura da etapa estadual dos JEMs 2015 na terça-feira (4)

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), realizará a abertura oficial da etapa estadual da 43ª edição dos Jogos Escolares Maranhenses 2015 (JEMs), na terça-feira (4), às 18h, no Ginásio Castelinho. Nos meses de agosto e setembro, milhares de estudantes, de 12 a 17 anos, vencedores das etapas municipal e regional dos JEMs, disputam, em São Luís, 22 modalidades, nas categorias infantil e infanto e nos Jogos Paralímpicos Escolares Maranhenses (ParaJEMs).



Os JEMs são a principal competição estudantil do estado. A edição deste ano conta com a maior adesão já registrada na história desses jogos, com a participação de 96 municípios, o que representa crescimento de 50% em adesão em relação ao ano passado, quando 64 municípios participaram da competição. Outra conquista dos JEMs 2015 é a participação inédita de 23 municípios e de 11 das 30 cidades que possuem menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Na abertura haverá o acendimento da tocha, às 16h, no Palácio dos Leões, com presença do governador Flávio Dino e atletas maranhenses. Logo depois, atletas de várias modalidades seguirão para o Ginásio Castelinho em carro do Corpo de Bombeiros. Haverá recepção popular no estacionamento do Ginásio Castelinho, a partir das 16h, com apresentações artísticas. A cerimônia oficial acontece, a partir das 18h, no Castelinho, com desfile das delegações, acendimento da pira olímpica e performance artística.
“O objetivo é fazer uma grande festa de abertura dos JEMs, que resgate a grandeza desse evento, faça referência aos Jogos Olímpicos Rio 2016 e que, sobretudo, tenha participação ativa dos nossos atletas, que são as estrelas dos jogos”, ressaltou Márcio Jardim. “O compromisso do governo Flávio Dino com o esporte e lazer já mostra resultados: os JEMs estão crescendo não apenas em quantidade, mas, sobretudo, em qualidade. Para os jogos deste ano estamos trabalhando intensamente na melhoria dos nossos alojamentos, e também na infraestrutura, segurança e logística da competição,” completou o secretário de Estado do Esporte e Lazer, Márcio Jardim.
A secretária adjunta de esporte educacional da Sedel, Joslea Rodrigues, destaca que um dos grandes avanços dos JEMs 2015 é a garantia do Governo do Estado de fornecer a alimentação das delegações do interior que participarão da etapa estadual dos jogos. “Pela primeira vez no JEMs o Governo do Estado irá garantir uma estrutura física de alimentação com refeitório, que terá concentração no Parque Folclórico da Vila Palmeira. E esse compromisso assumido irá beneficiar milhares de jovens e atletas por meio de uma alimentação balanceada, adequada e acompanhada por nutricionistas”, explica Joslea Rodrigues.
As disputas da etapa estadual categoria infantil (12 a 14 anos) terão início no dia 5 de agosto e se estenderão até o dia 20, juntamente com as disputas do ParaJEMs. Já as disputas da categoria infanto (15 a 17 anos) serão realizadas entre 12 de setembro e 1º de outubro. Mais informações sobre a competição estarão disponíveis no site oficial da competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário