segunda-feira, 6 de julho de 2015

Pré-Candidata à Prefeitura de São Luís, Rose Sales promove a Primeira Plenária Popular para discussão dos diretos da mulher.

Parlamentar municipalista foi aclamada por inúmeras pessoas que lotaram o auditório para  demonstrar apoio à sua pré-candidatura.


Rose Sales ao Lado da Dra. Clay Lago e do dep. Wellington do Curso

Foi realizada na tarde desta sexta-feira (03) a primeira “Plenária Popular - Mulheres de Luta”, evento realizado pelo Diretório Municipal do Partido Progressista de São Luís, presidido pela Vereadora, contou com o apoio da Fundação Milton Campos do PP e com forte presença de mulheres de entidades representativas, e que visa discutir as várias problemáticas vividas pelas mulheres ludovicenses em várias instâncias. A Plenária aconteceu no Auditório Fernando Falcão, na Assembléia Legislativa do Maranhão e reuniu uma intensa participação popular.
 
No local os trabalhos foram iniciados pela Vereadora Rose Sales; tendo como palestrantes - Dra. Clay Lago, médica e viúva do ex-governador do Estado Jackson Lago e atual presidente do Instituto Jackson Lago; Dra. Meyre Ferreira, doutora em sociologia e professora da UFMA; Dora Fonseca, especialista em História da África, Mestra e Doutoranda em Sociologia e professora da UFMA - Codó; e Neide Carvallho, advogada e militante social.
 
O evento teve grande participação popular de várias entidades, como grupo de idosos, quebradeiras de coco, trabalhadoras rurais, costureiras, artesãs, comunidades terapêuticas, representantes das igrejas católicas e evangélicas da cidade, representante da FIEMA, de mulheres empresárias, superintendente da Fundação Palmares, líderes comunitários, grupos de apoio político da região metropolitana, representantes sindicais e de inúmeros movimentos sociais. Na oportunidade foram discutidos assuntos de grande cunho social referentes à mulherada de São Luís, como a violência sexual, o efetivo da Lei Maria da Penha, educação, saúde e mercado de trabalho.

De acordo com a Vereadora Rose Sales, "o objetivo da Plenária Popular Mulheres de Luta é iniciar um processo amplo e participativo de discussão com a população ludovicense sobre as suas inquietações, sonhos e negações de direitos, a fim de construirmos uma proposta sólida para uma eventual gestão progressista na capital. Iniciamos pela mulherada, que representa 53,9% da população e assim como os demais sujeitos da cidade estão esquecidas, sem políticas públicas de promoção social em todas as áreas. Estamos realizando uma ação responsável, a fim de pensar o resgate de São Luís com a força e a capacidade que o nosso povo têm, os grandes nomes e as experiências de fora serão sem dúvida acionados, mas primeiramente e acima de tudo será a grande massa e a nossa prata da casa que darão o tom e o formato da plataforma progressista que na hora certa teremos que nos comprometer."

Durante a Plenária foram apresentados alguns questionamentos pelos participantes às palestrantes sobre problemáticas sofridas pelas mulheres, “precisamos lutar também por uma deficiência enfrentada diariamente pelas mulheres, essa questão de competição no ambiente de trabalho, nós mulheres, temos capacidade física e mental de desempenhar a mesma função do homem no ambiente trabalhista, bem como ser chefe de setor”, destacou Lilia Sousa – doméstica.
 
O Deputado Estadual Wellington do Curso (PPS) parabenizou Rose Sales e  explanou sobre a determinação da mulher, o sofrimento diário que todas passam "existem mulheres valorosas e que diariamente estão no sol, debaixo de chuva visando garantir o sustento da família, essas são de fato, as mulheres que merecem o nosso respeito, que estão em situação de risco, passando necessidades, estão doentes e mesmo assim, estão lutando pela vida", destacou o parlamentar.

No evento ficou bastante consolidada a liderança e a credibilidade da Vereadora Rose Sales junto aos movimentos sociais, quando as mulheres elencaram ricas propostas e elogiaram o posicionamento da Vereadora em realizar a Plenária, bem como, declararam apoio à pré-candidata, “tenho certeza que ela (Rose Sales) está preparada para ser nossa prefeita, nossa cidade está esquecida, nosso povo está sofrendo a cada dia por falta de um governo limpo e sério, eu já conheço o trabalho dela como vereadora e sei que fará muito mais como prefeita”, frisou Helen Coutinho – participante.











Nenhum comentário:

Postar um comentário