quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Secretaria de Transparência encontra fraudes e pagamentos ocultos na gestão anterior da saúde

Com base em relatório de investigação, a  Secretaria Estadual de Transparência e Controle constatou que   quase 60% dos recursos gastos pelo governo anterior eram secretos.

Segundo a Secretaria foram instalados filtros na geração dos arquivos que alimentavam o Portal da Transparência, responsável pela divulgação das informações. Com o mecanismo o dinheiro público podia ser transferido para entidades privadas sem que o cidadão pudesse acompanhar e fiscalizar os gastos, inclusive durante o período eleitoral.

Entre as principais  despesas ocultadas pela gestão anterior estão transferências ‘fundo a fundo’ pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e convênios com associações e entidades privadas. A gestão anterior da secretaria, comandada pelo ex-deputado estadual Ricardo Murad deixou de pagar os salários dos servidores de empresas terceirizadas, mas teria feito pagamentos ocultos a empresas pertencentes a aliados políticos.

 A Secretaria de Transparência está identificando os gastos secretos não disponibilizados pelo Portal. O Secretário Rodrigo Lago informou que será instaurado procedimento para apurar a possível prática de atos de improbidade administrativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário