quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Gestores da saúde discutem estratégias de ação conjunta com Ministério Público




O Secretário de Estado da Saúde, Marcos Pacheco e a Secretária municipal de Saúde de São Luís, Helena Duailibe, visitaram nesta terça-feira (10)  o  procurador-geral de justiça em exercício, Francisco das Chagas Barros de Sousa, e o coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde, Herberth Costa Figueiredo. O objetivo da visita foi  traçar as primeiras estratégias de atuação conjunta na defesa do direito à saúde no Maranhão.
Durante a reunião, o secretário estadual  de Saúde, Marcos Pacheco, enfatizou que o foco nas ações de saúde vai ser a qualificação da atenção básica no Maranhão. Pacheco pediu auxílio do Ministério Público do Maranhão para intermediar o diálogo com os prefeitos e o apoio dos promotores na fiscalização e cobrança da atenção básica nos municípios.
Já o procurador-geral de justiça falou sobre as atividades desenvolvidas pelo Ministério Público e CAOp-Saúde com o objetivo de difundir o atendimento à população, a exemplo do Programa Institucional “Direito à Saúde: Prevenção, Controle e Combate à Corrupção”.
Com a parceria entre os gestores da saúde e o MP a implementação e desenvolvimento das políticas de saúde, promoverão a interlocução com conselhos, comissões, organizações da sociedade civil e gestores de saúde no âmbito municipal, estadual e federal.
Durante a reunião  foram discutidos  ainda  a política institucional entre Procuradoria Geral de Justiça, Secretaria de Estado da Saúde e Secretaria Municipal de Saúde de São Luís,  parceria público privada; concurso público; unificação da Central de Regulação de Leitos; e a situação do Hospital de Servidores do Estado e Hospital Estadual do Câncer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário