WB-Combate-Mosquito-960x90px

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Convento das Mercês é reaberto com exposições gratuitas

O Convento das Mercês, fechado na semana passada por decisão unilateral da antiga diretoria, foi reaberto nesta quinta-feira (22) com exposições abertas ao público.

As  Secretarias de Cultura, Direitos Humanos e Participação Popular, Esporte e Lazer e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), fizeram um esforço concentrado para garantir a reabertura do prédio.

Três exposições gratuitas estão sendo oferecidas ao público  que tem acesso gratuito ao patrimônio cultural abrigado no Convento das Mercês, além do acervo da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB).

Entre as exposições à disposição do público está a que conta a trajetória do Convento das Mercês mostrando os  principais episódios da história acumulada em 360 anos de existência, inclusive a chegada da Ordem dos Mercedários ao Maranhão, responsável pela fundação da Igreja e do Convento das Mercês. A exposição conta toda a trajetória do prédio, que está dividida em três momentos: religioso, civil e militar e patrimonial.

As demais exposições são: “Cadê a Química?” – exposição lúdica, em parceria com a Sociedade de Química e a Casa da Ciência da UFRJ  (Universidade Federal do Rio de Janeiro) -; e a exposição que tem como tema a história do Porto do Itaqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário