sexta-feira, 14 de junho de 2019

Professor Ed Wilson ensina que bom jornalismo depende dos próprios interesses



Com evidente intenção de atingir a candidatura do professor Natalino Salgado, o professor do Departamento de Comunicação da UFMA, Ed Wilson, desprezou princípios basilares do jornalismo e da ética em material publicado em seu blog.

Em matéria referente à obra do Campus da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, na Cidade de Balsas, o professor aponta supostas irregularidades ocorridas numa obra iniciada em 2013 e que se estende até a presente data. À serviço da atual gestão e de entidade sindical com a qual mantém íntima relação pessoal, Wilson escamoteou a verdade, manipulou informações e fez ilações, caindo na vala comum do denuncismo. A pretexto de praticar jornalismo investigativo, tenta condenar antecipadamente quem sequer é alvo de acusação. Estarrece, com a atitude, os próprios colegas do Departamento de Comunicação. Deseduca para favorecer aliados da reitora que lhe vazaram documentos internos.        

Utilizando de escabrosa má fé, o professor conjectura uma improvável reprovação das contas do professor Natalino Salgado motivada por supostas irregularidades apresentas em um relatório, que em nenhum momento imputa indícios de práticas criminosas por parte do reitor, reputado como de destacável histórico à serviço da instituição. Relatório este não validado nem produzido por órgãos de controle. 

Na supracitada nota, que o jornalista manipulou a bel prazer para satisfação de seus propósitos, os fatos são apresentados com a clarividência exigida ao bom exercício do jornalismo. Sobre o cipoal de denúncias ao qual o suposto jornalista se atém, a qualquer leigo ficam claras as intenções escusas.

Há evidências sobre a capciosidade da notícia falsa, arquitetada como propósito de constituir material de campanha, afinado com as intenções da atual gestão. Ocorre que no exercício da maldade, o jornalista assume postura condenável quando esconde que a atual gestora constatou o andamento das obras do Campus de Balsas, em 2016, e “ficou entusiasmada”. Durante visita ao canteiro de obras, ela teria manifestado alegria ao verificar o bom andamento da edificação” afirmando que a firma licitada está (estaria) cumprindo com o que lhe foi contratado”. Adiantou a expectativa de que no primeiro semestre de 2017 a obra chegaria a termo. As declarações estão publicadas no site da instituição.  

Na ocasião, Nair estava acompanhada do pró-reitor de Assistência Estudantil, João de Deus, e do diretor do Departamento de Obras da UFMA, Deivid Porto, atual prefeito de Campus, o mesmo que assina o supracitado relatório.

Ao omitir informações, o professor ensina que o exercício do bom jornalismo se submete às circunstâncias. Teria uma chefe maior acima dele?

3 comentários:

  1. Ed Wilson Aráujo não é um jornalista, mas um manipulador de fake news que servem interesses financeiros ou políticos, já que somos vítimas desde fevereiro de 2019. Aqui está o nosso blog que traz as evidências :
    https://memoriasdesenraizadas.blogspot.com/
    Continuaremos a publicar neste blog em estreita colaboração com as comunidades Quilombolas. Mas essas comunidades estão atualmente sob a ameaça dessa máfia que patrocinou essas fake news, tratadas por Ed Wilson Aráujo, que procura enganar a polícia e a justiça em vez de fazer um verdadeiro trabalho de investigação.

    ResponderExcluir
  2. Nota de repúdio e de solidariedade do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão
    2019-06-21 11:19:58.088

    As formas de expressão do jornalismo, mesmo as produzidas de maneiras mais explicitamente opinativas, não podem prescindir do respeito ao fundamento de todo jornalismo, que é a apuração das evidências a sustentar a divulgação de fatos e ideias. É pelo nível de atenção a este princípio que podemos medir a credibilidade e a respeitabilidade do trabalho do profissional.
    Há quase cinquenta anos defendemos esse posicionamento diariamente nas salas de aula dos cursos de Comunicação Social e ficamos estarrecidos ao verificar que conteúdo veiculado no último dia 14 de junho pelos blogs: “Daniel Matos” de “O Estado”; “Priscila Petrus: Política, cotidiano, entretenimento e negócios”; “Davi Max: Essa voz jamais se calará”; tenta imputar a um de nossos docentes, o Prof. Dr. Ed Wilson Ferreira Araújo, a pecha de desprezar os princípios do jornalismo e da ética.
    A matéria redigida contra o professor Ed Wilson é um exemplo de tudo aquilo que repudiamos em termos da comunicação online atualmente: o ataque a reputações de pessoas e instituições, produzindo desinformação e obnubilando a verdade, o que contribui para a desvalorização do próprio jornalismo, maculando uma das instituições/campos mais significativos na construção/consolidação da democracia: a Comunicação.
    Isso tudo em um momento em que a própria universidade pública enquanto instituição está sob escrutínio e até mesmo ataque. O momento rico de expressão da democracia deveria servir para o amplo debate de ideias, não para ofensas pessoais. Desqualificar a forma que ensinamos jornalismo é também abrir precedentes para a imposição de uma educação cada vez menos autônoma e menos libertadora.
    É necessário garantir a pluralidade do debate, base para qualquer democracia. Por isso, repudiamos e rechaçamos os ataques ao bom trabalho de investigação jornalística realizado pelo professor Ed Wilson. As afirmações sustentadas em sua matéria devem ser apuradas até o fim - garantido, é claro, o amplo direito à defesa. Reafirmamos nossa defesa inconteste da democracia e do Estado democrático de Direito, que pressupõem a liberdade de opinião/expressão, o princípio da presunção de inocência e a prática de um jornalismo preocupado com a sociedade, as instituições e o futuro de nosso estado
    Nosso apoio ao colega enquanto profissional e cidadão, ao mesmo tempo em que mantemos nosso respeito ao processo democrático e à pluralidade de posicionamentos tão saudavelmente presente em nosso departamento, é também um pedido para que o momento de divergências políticas não nos cegue ao que é justo, ao que nos une e ao que é o nosso propósito principal como servidores públicos: o bem comum.

    https://sigaa.ufma.br/sigaa/public/departamento/noticias_desc.jsf?lc=pt&id=875&noticia=199367541

    ResponderExcluir
  3. como dar credibilidade à um jornalista que recebe uma menção de repúdio desta que é a instituição mais honrosa, de ensino, no Estado do Maranhão?

    Não sei se este blogueiro tem alguma formação, mas certamente não foi formado pela UFMA.

    ResponderExcluir