quinta-feira, 2 de março de 2017

Forte na Câmara, fraco com povo; especialistas em chá e ele só pensa naquilo, estão na "Boca da Fera"

COLUNA NA "BOCA DA FERA"



DESTA VEZ SERÁ DIFERENTE?

O governo Edivaldo Júnior (PDT) é tão forte na Câmara de São Luís quanto é fraco na avaliação perante a opinião pública. Em geral, esse segundo fator acaba afetando o primeiro. Todavia, até agora, isso não ocorreu. Os governos de Tadeu Palácio (PP) e João Castelo (PSDB) sempre tiveram a estabilidade política atrelada à aprovação nas pesquisas de opinião. Quando a popularidade de Edivaldo Júnior começou a despencarem seu primeiro mandato, os votos para aprovar medidas no Parlamento Municipal ficaram cada vez mais vinculados à distribuição de cargos. E, mesmo no auge da popularidade, Júnior nunca teve base realmente sólida, consistente mesmo tendo a maioria. Para o segundo mandato, será se essa fragilidade vai continuar ou desta vez será diferente?

ESPECIALISTAS EM CHÁ DE CADEIRA 
    
Um conhecido líder politico pulou carnaval num município da região dos lençóis maranhenses. No mesmo bloco, encontrou seis ex-deputados, oito ex-vereadores e cinco ex-prefeitos. “Hoje, fora do poder, viramos especialistas em chá de cadeira!” – pediu outra dose de batida de maracujá, ao som da marchinha “Ei, você aí. Me dá um dinheiro aí. Me dá um dinheiro aí. Não vai dar? Não vai dar não? Você vai ver a grande confusão”.

DESENHO DO RETRATO

Do senador João Alberto (PMDB), no carnaval, sobre a disputa pelas duas vagas no Senado no Maranhão em 2018: “Ainda não existe sequer desenho das composições da próxima eleição!” – falou em entrevista a jornalistas. “Não vejo nomes consolidados para a moldura do retrato que vai aparecer na foto oficial” – completou, afirmando que todos os nomes postos têm chances de se viabilizar, uns mais, outros menos. Vai depender das chapas formadas para a disputa.

PRECISA DE AUTORIZAÇÃO

O vereador Pedro Lucas (PTB), que foi empossado hoje no comando da Agência Metropolitana, não sabe se sairá candidato ano que vem. “Tá faltando o quê? – perguntou hoje um curioso repórter, que participou da cerimonia de posse. “Autorização lá de cima!” – declarou, o parlamentar que se licenciou do mandato para coordenar o órgão que deve iniciar o processo de Metropolização de 13 municípios que engloba a Região Metropolitana de São Luís.

NANICOS NÃO ESTÃO BRINCANDO

Partidos nanicos não brincaram o carnaval e cumpriram uma extensa agenda política. Tentam fechar com os deputados Wellington e Eduardo Braide, que estão articulando uma dobradinha, de olho na próxima eleição. “Estamos conversando!” – anunciou essa semana o advogado Márcio Coutinho, presidente do PRTB no Maranhão.

RESGATAR A LIBERDADE

“Ela podia impedir tudo”, protestou o ex-prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves (PSB) contra a não realização do carnaval no município. “Menos a alegria do povo!” – emendou o socialista, que sempre esteve à frente das manifestações populares na região. “Já tiraram comida, liberdade e prazer de viver do cidadão!” – continuou. A revolta do politico é porque esse ano as gatas não desfilaram peladas na folia santanesense.

PROCURA NOVA ESTRADA 

Sem partido, fora do mandato, a aguerrida Rose Sales ainda não tem ideia de como vai se posicionar no voto. “Não abro mão dos meus princípios ideológicos!” – respondeu o a ex-vereadora ao ser abordado por este jornalista. “O desenho de 2018 vai indicar caminho dos que não encontraram a nova estrada!”

CAMINHA COM FACILIDADE

Obras por todo o Estado, deputado Cabo Campos (DEM) afirmou que Flávio Dino anda com segurança pelo Maranhão. “Se prometer, o governador realiza na data marcada!” – emendou o deputado. “Sua palavra virou lei!” – disse ao titular do blog, que o entrevistou durante um evento evangélico no Aterro do Bacanga.

CAMPANHA FORA DA RUA

Deputada Eliziane Gama (PPS) acredita em novidades nas eleições do próximo anona disputa pelas duas vagas do Senado. “E se aparecer um nome novo que empolgue a sociedade?” – respondeu ao ser questionada pelo blog. “A campanha de senador ainda não botou a cara na rua!”

FICOU CHEIO DE EMOÇÃO

Deputado Zé Reinaldo bateu longo papo com o presidente da Famem, Cleomar Tema - prefeito de Tuntum, em gabinete, em Brasília. “O senhor se reelegerá bem, no primeiro lugar, senador!” – apertou a mão dele. “Tenho andado na capital e interior e sinto que o povo vai demonstrar isso nas urnas!” – declarou, emocionado, antes de ir embora.

DEBATE À VISTA

Sobre a proposta do vereador Paulo Victor (PROS) em regulamentar o serviço do aplicativo UBER, em São Luís, já tem vereador dizendo ser contra a ideia.

ELE SÓ PENSA NISSO

Fonte afirmou à coluna que o vereador Antônio Marcos, o Marquinhos (DEM), se empolgou mesmo com a ideia de disputar uma vaga no Senado. “Ele só pensa nisso e não vai desistir”, contou.

POR ENQUANTO

Em outras palavras, Marquinhos continua a integrar o sururu de candidatos a senador. Pela governo, há na corrida Zé Reinaldo (PSB), Eliziane Gama (PPS) e Weverton Rocha (PDT). Por enquanto.

SUGESTÃO DE PAUTA

Hoje, dia 02 de março de 2017, ficarei por aqui. No entanto, a Coluna na Boca da Fera destina-se a informar os bastidores da politica. Sugestões podem ser enviadas por e-mail: blogdodavimax@gmail.com, ou através de mensagens e comentários publicados no blog: www.blogdodavimax.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário